Governador em exercício Daniel Vilela e Ibaneis Rocha articulam consórcio para reduzir tarifas de transporte no Entorno

Prefeito Dr. Lucas Antonietti, junto com o Governador em exercício Daniel Vilela, informa sobre essa grande conquista para o Entorno DF
Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, reuniu-se em Brasília com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e 11 prefeitos de cidades do Entorno do DF. O objetivo do encontro foi discutir medidas para evitar o aumento das tarifas do transporte coletivo na região, após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizar um reajuste de 2,9% nas passagens, previsto para entrar em vigor no próximo domingo, 23 de fevereiro.

Durante a reunião, foi debatida a criação de um consórcio interfederativo, com subsídios compartilhados entre os governos federal, de Goiás e do Distrito Federal, visando melhorar a qualidade e a acessibilidade do transporte público no Entorno. Daniel Vilela destacou a importância de uma política tarifária equilibrada e afirmou: “O Entorno precisa de um transporte acessível e de qualidade, e isso passa por uma política tarifária equilibrada.”
Consórcio entre os governos federal, de Goiás e do Distrito Federal, visando melhorar a qualidade e a acessibilidade do transporte público no Entorno. Daniel Vilela destacou


Desde 2019, o governo de Goiás defende a formação desse consórcio, propondo que cada ente federativo arque com um terço dos custos do transporte, similar ao modelo adotado na Região Metropolitana de Goiânia, onde a tarifa está congelada em R$ 4,30 há seis anos. Em 2022, diante de um reajuste de 26%, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o aumento, e em 2023, o governador Ronaldo Caiado solicitou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a suspensão de mais um reajuste tarifário.

A proposta do consórcio segue em análise pelo governo federal, enquanto o governo de Goiás continua buscando alternativas para evitar que os usuários do transporte coletivo no Entorno sejam prejudicados por novos aumentos tarifários.
ValdivinodeoliveiraDRT001423/GO

Últimas notícias