A vice-governadora Celina Leão participou da abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) 2025-2028 | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, abriu nesta quinta-feira (7) o Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) 2025-2028, destacando a importância de ações conjuntas para melhorias em mobilidade e saúde pública. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pela Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), reuniu representantes dos Executivos municipais que assumem mandato no próximo ano e os reconduzidos, com a proposta de alinhar esforços com o governador Ibaneis Rocha em prol de pautas comuns.
Celina Leão ressaltou que o desenvolvimento integrado entre DF e os municípios do Entorno visa otimizar os serviços públicos. “São regiões próximas onde precisamos trabalhar de forma conjunta para levar melhorias necessárias para a população, com prioridade para saúde e transporte público”, afirmou. Como exemplo, a vice-governadora destacou o convênio entre DF, Goiás e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fortalecer o transporte público na região.
O prefeito de Valparaíso e presidente da AMAB, Pábio Correia Lopes, reforçou a importância da integração regional. “A associação tem permitido avanços em mobilidade e saúde. Sabemos que muitos pacientes dependem do DF, e essa união fortalece as políticas públicas, trazendo benefícios à população”, declarou.
Parceria com a China para melhorar o transporte público, Presidente da AMAB, o prefeito de Valparaíso, Pábio Correia Lopes, observa que as iniciativas conjuntas entre os entes têm conseguido ganhar avanços para os serviços levados à população.
Em uma ação para expandir a mobilidade urbana, Celina Leão anunciou uma visita à China no final do mês para conhecer veículos de menor custo para o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), destinado à W3 Norte e Sul. Além do VLT, a agenda inclui a apresentação de trens para o metrô de Brasília, com o objetivo de adquirir 15 novos vagões e ampliar o sistema.
Importante iniciativa da vice-governadora Celina leão pois esse tema se arrasta a muitos anos causando grande sofrimento a população do entorno com a péssima qualidade dos ônibus ė o preço abusivo das passagens inviabilizando ou ir e vim deste povo trabalhador do entorno do DF que leva a mão de obra para o distrito federal vamos acreditar dessa vez saia dos debates e das propostas para a realidade. Valdivino de Oliveira jornalista DRT 001423/GO