A Proclamação da República foi um evento histórico ocorrido no Brasil em 15 de novembro de 1889,
que marcou o fim do Império e a instauração da República. Durante o período imperial, o Brasil era governado por Dom Pedro II, que exercia um poder centralizado e estava em desacordo com diversos setores da sociedade, como a classe militar e os republicanos.
A queda da monarquia foi resultado de um conjunto de fatores, como o descontentamento com a escravidão (que ainda persistia no país até 1888), crises econômicas, o crescimento de ideias republicanas e a insatisfação da oficialidade militar com o regime imperial.Na manhã de 15 de novembro, um grupo de militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, com apoio de civis republicanos, depôs o imperador Dom Pedro II e proclamou a República, sem que houvesse resistência significativa por parte do governo ou da monarquia. Dom Pedro II foi exilado para a Europa, e o Brasil passou a ser uma república presidencialista, com Deodoro da Fonseca assumindo a presidência provisória.
A Proclamação da República é vista como um marco importante na história do Brasil, que alterou profundamente a estrutura política e social do país, dando início ao período republicano.