Projeto de lei do Governo de Goiás propõe cobrança para uso de tornozeleiras eletrônicas

Matéria foi enviada à Assembleia
Legislativa. Proposta tem como foco a compensação financeira. Equipamento ao
detento demanda valor de R$ 245 por mês

Foto: MMF Advocacia

Parecer destaca que, para atender demanda existente, são necessárias 10
mil novas tornozeleiras. “Estado gasta uma fábula de dinheiro para manter essas
pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à população”, argumenta
governador Ronaldo Caiado
.

 

O Governo de Goiás enviou à Assembleia
Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei que prevê a cobrança por uso de
equipamento de monitoramento eletrônico para os detentos do sistema
penitenciário goiano. O texto foi elaborado em conjunto com a Secretaria de
Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Diretoria Geral de
Administração Penitenciária (DGAP), e da Secretaria de Estado da Casa Civil.

 

A medida tem natureza
jurídico-administrativa e como foco a compensação financeira por utilização,
violação, dano e/ou avaria das tornozeleiras eletrônicas pelos apenados no
âmbito do Estado de Goiás. A proposta, assinada pelo governador Ronaldo Caiado,
segue exemplo já adotado em outros estados brasileiros, como Santa Catarina e
Mato Grosso.

 

“Estado gasta uma fábula de dinheiro
para manter essas pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à
população”, argumentou o governador. Ele explicou que há casos em que o custo
de manutenção dos detentos chega a ser maior que o valor investido em um
educador. “É inadmissível que essa responsabilidade fique nos ombros da
população goiana”, frisou.

 

Segundo parecer da Central Integrada
de Monitoração Eletrônica da Gerência de Segurança e Monitoramento da DGAP, a
prestação de serviços de disponibilização do equipamento ao detento demanda o
valor de R$ 245 por mês ao Estado. O parecer destaca ainda que, para atender a
demanda existente hoje, são necessárias 10 mil novas tornozeleiras. Dessa
forma, a medida proposta, além de reduzir os custos, possibilitará a ampliação
da política de monitoração eletrônica em Goiás.

 

“O governador Ronaldo Caiado reconhece
a gravidade do sistema prisional e seu impacto na criminalidade, e defende uma
ação de inteligência baseada em parcerias sólidas com os poderes constituídos e
a sociedade civil como forma de construir soluções duradouras e que possam
efetivamente reeducar e dar oportunidades a quem cumpre sua pena”, reforçou o
secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

 

O Projeto de lei foi avaliado pela
Procuradoria Setorial da SSP-GO, que atestou a constitucionalidade e legalidade
da matéria. O texto segue agora para apreciação da Assembleia Legislativa.

 

 

 

 

 

 

(SSP/GO) www.jornalaguaslindas.com.br

 

 


Últimas notícias