O governador Ronaldo Caiado reafirmou nesta terça-feira (23/09) sua oposição ao aumento de 2,91% nas tarifas das passagens de ônibus no Entorno do Distrito Federal, que passaram a valer a partir de hoje.
“Somos contra mais esse aumento na tarifa. O governo federal segue ignorando as soluções viáveis já apresentadas para conter a alta das tarifas e penaliza os trabalhadores da região”, destacou Caiado.
O governador criticou a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), afirmando que os esforços de Goiás e do Distrito Federal para encontrar uma solução permanente e mais justa foram desconsiderados. Ele defendeu a criação de um consórcio interfederativo entre Goiás, DF e União para aprimorar o transporte coletivo e reduzir o valor da passagem.
Segundo Caiado, a ANTT priorizou o equilíbrio financeiro dos contratos das empresas em detrimento do interesse dos usuários. Ele lembrou ainda que, em Goiânia, a tarifa está congelada desde 2019, enquanto investimentos vêm sendo feitos na frota e na modernização do sistema.
“Queremos que esses benefícios também cheguem aos moradores do Entorno do DF. São pessoas que ajudam a mover a economia de Brasília e que merecem um tratamento mais digno no deslocamento para o trabalho”, afirmou.
🚫 Negativa do governo federal
O governador ressaltou que foram sete meses de espera por uma resposta do governo federal sobre a proposta de criação do consórcio. A União, no entanto, vetou sua participação e o financiamento do modelo em agosto, apesar de o plano ter sido elaborado com colaboração de um grupo de trabalho do próprio Ministério dos Transportes.
Com isso, os governos de Goiás e do DF acusaram a União de se contradizer e reforçaram que a regulação do transporte semiurbano interestadual é responsabilidade constitucional da União.
“A mobilidade urbana e o transporte coletivo envolvem milhões de pessoas que merecem um serviço digno. Não é fácil implementar toda uma estrutura tão complexa, que exige investimentos pesados. O cidadão que acorda cedo todos os dias e depende do transporte coletivo precisa contar com um serviço de alta qualidade”, frisou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
📌 Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás