Uma megaoperação das polícias civis do Distrito Federal, Goiás e Rondônia desarticulou uma organização criminosa que utilizava Goiânia como rota logística e Águas Lindas de Goiás como ponto de distribuição de drogas para o DF e regiões próximas. Batizada de Operação Irmãos, a ofensiva foi realizada nesta terça-feira (8) e cumpriu 52 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão em três estados.
Durante a ação, foram apreendidas grandes quantidades de cocaína, skunk e haxixe, avaliadas em cerca de R$ 4 milhões. A droga ingressava no país por Rondônia e Acre, sendo transportada até Goiânia em caminhões de carga comum e caminhões-cegonha, com carros usados como fachada para esconder os entorpecentes.
Em Goiânia, as substâncias eram descarregadas em imóveis de fachada e, posteriormente, enviadas em lotes menores — entre 20 e 30 quilos — para cidades estratégicas como Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, onde eram fracionadas e redistribuídas para o DF.
Segundo a investigação, que durou um ano e meio, o grupo usava veículos adaptados com compartimentos falsos e aproveitava o baixo fluxo de fiscalização em rotas vindas do Norte para o Centro-Oeste. Os criminosos adquiriram carros em péssimo estado, usados como disfarce para o transporte da droga.
A operação contou com o apoio do Ministério Público do DF, além de equipes especializadas, cães farejadores e apoio aéreo. Os policiais encontraram diversos veículos modificados para ocultar drogas e prenderam líderes da quadrilha. ValdivinodeoliveiraDRT001423/GOFOTODIVULGAÇAO