O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em nome da Comandante-Geral, Cel. Mônica de Mesquita Miranda, se manifestou em solidariedade à Turquia e à Síria, países afetados por um terremoto de magnitude 7,8 na última segunda-feira (6). Até o momento, já são mais de 10 mil mortes confirmadas. A corporação aproveitou a oportunidade para se prontificar com a possibilidade de envio de esforços aos países para auxiliar no amparo das vítimas.
Com as forças nacionais e equipes altamente treinadas para busca e resgate de estrutura colapsada, o CBMDF se pôs à disposição das embaixadas turca e síria, e afirmou que as tratativas já estão em andamento com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, e Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores.
Existe uma negociação para mandar 25 militares especialistas BREC (busca resgate em estrutura colapsada), muitos inclusive atuaram no Haiti em 2010. O CBMDF faz parte de um grupo internacional de resposta a desastres.
Entre os 25 bombeiros seriam:
1 médico;
2 técnicos de enfermagem;
1 engenheiro;
1 veterinário;
2 técnicos em operações com produtos perigosos;
4 cinotécnicos;
2 cães.
J.Br