O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira (17/1) que está com Covid-19. É a segunda vez que o integrante do primeiro escalão do governo é diagnosticado com a doença. A primeira foi em julho de 2020.
A confirmação do diagnóstico foi feita pelo próprio ministro, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo Onyx, ele apresenta sintomas de gripe forte e, sob orientação médica, está isolado em casa.
“Nós estamos aqui, em casa, mas em áreas da casa separadas, porque ontem à noite recebi a comunicação. Eu testei positivo para Covid. Estou com uma gripe forte, mas não mais do que isso. […] Desde ontem o médico mandou a gente ficar em áreas diferentes da casa”, disse o ministro.
De acordo com ele, a esposa, Denise Veberling, não apresenta sintomas e deve realizar um teste para verificar se foi contaminada nos próximos dias. Na live, Denise brincou que o marido é “pós-graduado” em Covid e H3N2 — variante do vírus da Influenza e que está em circulação no país.
Onyx afirmou que ele e toda a família, incluindo a esposa e a filha, foram diagnosticados com Influenza durante o recesso de fim de ano.
No fim de semana, a assessoria do ministro Gilson Machado, do Turismo, anunciou que o ministro está com Covid. Ele está sem sintomas e vai seguir em Recife (PE), onde cumprirá o protocolo de recuperação indicado pelo Ministério da Saúde.
Na semana passada, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também foi diagnosticada com a doença. Ela está isolada em casa e sente apenas “sintomas leves”.
Desde o começo da pandemia, 20 ministros que passaram pelo governo Bolsonaro foram infectados pela doença — alguns deles não estão mais no cargo, como é o caso de Eduardo Pazuello. O próprio presidente também já contraiu a Covid-19.
Metrópoles