O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou neste sábado (14) com o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi, para abrir uma rota de retirada das comitivas de políticos brasileiros em Israel, após o início dos confrontos com o Irã.
Em nota, o Itamaraty informou que tenta organizar uma viagem terrestre até a fronteira com a Jordânia, assim que as condições de segurança permitirem.
📌 “O ministro das Relações Exteriores manteve contato hoje [sábado] com seu homólogo da Jordânia, com o objetivo de abrir uma alternativa de evacuação por aquele país, quando as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento por terra até a fronteira”, diz o comunicado oficial.
O governo brasileiro confirmou que há duas comitivas de autoridades estaduais e municipais no país do Oriente Médio, a convite do governo israelense. O espaço aéreo em Israel, Iraque e Irã está interditado, e o aeroporto de Tel Aviv teve as operações suspensas.
🗣️ O Itamaraty também afirmou que diplomatas brasileiros seguem em diálogo com as autoridades de Israel, e que a embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato direto com os políticos abrigados. O pedido é para que tenham prioridade de evacuação assim que houver condições.
Enquanto isso, os integrantes das delegações brasileiras permanecem escondidos em bunkers subterrâneos, protegendo-se de bombas e drones disparados pelo Irã. Eles participavam de uma feira internacional de tecnologia e segurança quando o conflito eclodiu.
Entre os presentes nos abrigos estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas).
📣 Na sexta-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que acompanha a situação e trabalha pelo retorno seguro dos brasileiros. 📰 Com informações de Pedro Lacerda, da Radioagência Nacional.
vALDIVINODEOLIVEIRAdrt001423/GO fotodivulgaçao