Surto de Vômito e Diarreia em Escola de Luziânia Leva 40 Crianças à Internação

Cerca de 40 crianças de uma escola particular de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, foram internadas na última sexta-feira (21) após apresentarem sintomas como vômito e diarreia. A principal suspeita é que a contaminação tenha sido causada pela água consumida na unidade.
Rafael Avelar, pai de um dos alunos afetados, relatou que seu filho, de oito anos, notou um gosto estranho na água, semelhante ao de água salobra. A Escola Integrada Sesi Senai de Luziânia, inaugurada em janeiro deste ano, recebe água de uma empresa terceirizada. Segundo Rafael, seu filho e os demais alunos já receberam alta médica.
O surto começou na noite de sexta-feira, quando diversas crianças buscaram atendimento médico em um hospital particular. No local, Rafael soube que outros alunos da mesma escola estavam com os mesmos sintomas.
Em nota, a escola informou que está prestando assistência às famílias e adotando medidas para evitar novos casos. Desde segunda-feira (24), passou a fornecer água mineral aos alunos, além de realizar a limpeza e desinfecção dos reservatórios. O responsável pela compra do fornecimento anterior foi afastado.
A Saneago, companhia estadual de abastecimento, esclareceu que fornece água até o hidrômetro da escola, mas que a unidade não utilizava esse recurso devido à necessidade de obras. Por isso, vinha adquirindo água de fornecedores privados via caminhões-pipa. Na segunda-feira (24), a escola comprou 50 metros cúbicos de água tratada da Saneago, mas a retirada ainda não havia sido feita até a divulgação da nota.
A companhia reforçou que sua água atende aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, mas que não se responsabiliza pelo armazenamento e transporte realizado por terceiros. Equipes da Saneago analisaram a água no hidrômetro da escola e confirmaram sua qualidade.
A direção da escola garantiu que acompanha a situação de perto e manterá os pais informados sobre as investigações em andamento.

Últimas notícias