GDF autoriza 8 mil vagas, mas contratações dependem de recursos

Do total, já foram nomeados 1.423 servidores. Ajuste na LDO prevê contratações via novos concursos ou certames já realizados. Pastas estratégicas, como Saúde, Educação e Segurança estão contempladas

Foto: Minervino Jr

O Governo do Distrito Federal autorizou 8.143 novas vagas no setor público, via concursos que já ocorreram ou com previsão de realização. O aval foi dado por meio de ajuste na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024. Na prática, o número é um pouco menor — 6.720 vagas —, tendo em vista que, até 30 de abril, desse contingente, foram nomeados 1.423 servidores, a maioria na Saúde.

As futuras contratações, no entanto, dependem da disponibilidade de recursos. “A autorização na LDO é um dos requisitos para que ocorram as nomeações, não se pode esquecer da necessidade de adequação orçamentária, o que é resultado de um conjunto de fatores, incluindo o cenário econômico e a arrecadação”, explica o secretário de Economia, Ney Ferraz.

De acordo com o ajuste na LDO publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na última terça-feira (30/4), a maioria das vagas é para o Poder Executivo — 7.933 postos. A pasta com maior número é a da Saúde, com 2.452, entre nomeações e novos concursos. Esse número inclui cirurgiões-dentistas, especialistas em saúde, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, analistas em gestão e assistência pública à saúde, técnicos em gestão e assistência pública à saúde, agentes de vigilância ambiental em saúde, agentes comunitários de saúde (ACS) e auditores de atividades urbanas.

Para a Educação, a previsão é para 200 pedagogos — orientadores educacionais e 100 professores de educação básica. Entre os provimentos para a Segurança, está a nomeação de 400 policiais penais (Administração Penitenciária).

Há, ainda, previsão para áreas como Economia, Transporte e Mobilidade, Agricultura, Justiça e Cidadania, Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Procuradoria-Geral do DF, Polícia Civil, Fundação Hemocentro, Universidade do Distrito Federal (UNDF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa), DF Legal, Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Defensoria Pública.

Legislativo
A Câmara Legislativa (CLDF) e o Tribunal de Contas (TCDF) também estão contemplados, mas permanece a previsão anterior. São 180 vagas previstas para novos concursos públicos e nomeações para a CLDF, destinadas aos cargos de consultores técnico legislativos, consultores legislativos, procuradores legislativos e analistas legislativos.

Para o TCDF, a previsão é de 30 vagas, sendo 10 para auditor de controle externo, 10 para analista de administração pública, e 10 para técnico de administração pública.

LDO anterior
Mesmo não havendo certeza sobre quando serão realizados os concursos e contratações, é uma boa notícia para aqueles que aguardam ser chamados e para quem está se preparando para os certames. Antes do ajuste na LDO, a previsão era de um total de 6.990 vagas, ou seja, com a atualização, são mais 1.153.

FRASE
A autorização na LDO é um dos requisitos para que ocorram as nomeações, não se pode esquecer da necessidade de adequação orçamentária, o que é resultado de um conjunto de fatores, incluindo o cenário econômico e a arrecadação

Ney Ferraz, secretário de Economia

Correio Braziliense

Últimas notícias