TRE-DF distribui urnas eletrônicas para locais de votação

Os 6.748 equipamentos serão levados aos 610 locais de votação. O pleito ocorre das 8h às 17h neste domingo (30/10)

Foto: Ed Alves

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu início, na manhã desta sexta-feira (28/10), à distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas no 2° turno das eleições na capital. O transporte, que será finalizado ao longo do dia, entrega os 6.748 equipamentos nos 610 locais de votação. O pleito ocorre no domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h.

Os aparelhos, lacrados e verificados, saíram de três garagens do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), localizadas em Taguatinga, Gama e Asa Norte. Para o transporte dos equipamentos para as seções eleitorais, o TRE-DF contratou 41 caminhões. As escolas públicas e privadas que receberão as urnas eletrônicas tiveram as aulas suspensas nesta sexta-feira (28/10). Segundo o tribunal, os locais serão preparados neste sábado (29/10) para o pleito.

O desembargador e presidente do TRE-DF Roberval Belinati destaca que o eleitor que não votou no 1° turno pode votar no 2º turno. “A Justiça Eleitoral não vai autorizar nenhum voto de pessoas embriagadas ou sob efeito de drogas”, ressaltou. “Nós teremos segurança com o apoio de quase 12 mil policiais. Então, esperamos eleições pacíficas”, avaliou o desembargador. Por fim, Roberval pede que os eleitores se preparem para votar. “Separem o título para dar agilidade aos mesários”, concluiu.

Além das mais de 6 mil urnas distribuídas, outras 700 foram separadas para reserva. Na capital, 34 mil pessoas trabalharão como mesários. Segundo o tribunal, são cerca de 2,2 milhões de eleitores aptos a votar na capital federal.

Neste 2° turno, a população da capital deverá escolher entre os dois candidatos à Presidência da República. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, até às 21h30 de domingo (30/10), os brasileiros já saberão o resultado da eleição para presidente.

Dia da votação
No dia da votação, é necessário que o eleitor leve um documento oficial com foto, sendo permitido a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Segundo o TRE-DF, as certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. A recomendação é que a população leve também o título de eleitor, pois nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Para quem não se lembra onde está o documento, é possível baixar e instalar o e-Título, disponível na Apple Store e na Google Play Store. Lembrando que o aplicativo só pode ser baixado até este sábado (29/10). Disponibilizado ao público nas eleições de 2018, o e-Título veio para substituir o modelo impresso do título eleitoral e facilitar a emissão do documento.

O TRE-DF destaca que não é exigido a comprovação da vacinação e o uso de máscara no dia da eleição. O tribunal também alerta que é proibido o uso do celular na cabine de votação, conforme indica o parágrafo único do artigo 91-A da Lei das Eleições. No entanto, até o momento antes de votar, os eleitores podem usar o aparelho, utilizando todas as funcionalidades e aplicativos, inclusive o e-Título.

Para que não ocorram filas e demora nos atendimentos, a Justiça Eleitoral recomenda que eleitores, que puderem flexibilizar o horário de ida às urnas, evitem os horários de pico, que são entre 10h e 11h e entre 16h e 17h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CB

Últimas notícias