Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, afirmou, nesta sexta-feira (6/1), que o novo governo deverá reformular o programa de combate à fome. “Não vai ter mais de um programa de combate à fome, só vai ter um programa, que nós precisamos combinar as sugestões e as iniciativas de cada ministério para ter um programa único para apresentar”, explicou.
A declaração foi feita após a primeira reunião entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os 37 ministros de Estado.
“Não pode ser cada ministério apresentando um programa de combate à fome. O programa de combate à fome será do governo, tendo ações em alguns ministérios”, detalhou Rui Costa.
De acordo com Rui Costa, a palavra mais utilizada por Lula durante a reunião foi “transversalidade”, no sentido de que este governo usará medidas “interdisciplinares” para formatar novos programas.
“O combate à fome não é de um ministério, o combate à fome é do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e do Desenvolvimento Social. É, portanto, de um conjunto de ministérios, que nós vamos, nas duas semanas seguintes, reunir um conjunto de proposições e, aquelas temáticas, como é o combate à fome, nós vamos, nas próximas semanas, botar eles juntos e afunilar um roteiro de propostas”, destacou.
Agenda
Costa afirmou que, além da viagem para a Argentina, em 23 de janeiro, Lula vai visitar dois estados brasileiros. “Ainda está em definição (quais estados)”, disse Rui Costa.
Metrópoles