O governador Ronaldo Caiado (UB), em seu quinto e último dia de visita a Israel, nesta quinta-feira, 21, foi recepcionado pelo ministro Israel Katz, no Ministério das Relações Exteriores. Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual goiano destacou a importância dos laços diplomáticos e da colaboração em tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Goiás e do Brasil.
“O sentimento do nosso povo é de total carinho e respeito por tudo aquilo que vocês nos auxiliam”, reconheceu Caiado. Na ocasião, o governador ressaltou os benefícios da pesquisa e ciência israelenses e mencionou as sofisticadas técnicas desenvolvidas no país. Por exemplo, ao citar Goiás, ele destacou o fornecimento de óculos OrCam MyEye para a rede estadual de ensino, o que beneficiou pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura. “Muitas crianças em Goiás usam os óculos israelenses para ler e ter condições de progredir”, relatou.
Além disso, Caiado enfatizou o uso da tecnologia israelense para impulsionar a produção agrícola nas terras goianas. Dentre os casos, a implementação da irrigação israelense em áreas onde pequenos agricultores antes tinham dificuldades. “A irrigação israelense está implantada no meu estado, onde se instalou um processo para pessoas com pequenas áreas e pouco poder aquisitivo pudessem progredir no plantio de frutas, e isso está mudando o perfil de uma região”, pontou.
Intercâmbio
Um acordo de cooperação selado entre Goiás e o país do oriente médio inclui o intercâmbio de informações e tecnologias para aprimorar o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Espera-se que as técnicas israelenses de plantio de frutas sirvam de modelo e impulsionem a produção agrícola no Nordeste goiano.
O projeto foi apresentado a Daniel Zonshine em agosto do ano passado, quando o embaixador de Israel no Brasil visitou uma das propriedades que participam do cultivo de manga e maracujá no município de Flores de Goiás. Na última quarta-feira, 20, os primeiros resultados desse projeto aconteceu com uma colheita simbólica de maracujá realizada pela coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, em uma das propriedades beneficiadas.
Segurança pública
Acerca da segurança pública, Caiado ressaltou a importância de avançar na cooperação tecnológica com Israel para combater o narcotráfico, um desafio crescente na América Latina. Ao encerrar sua visita, Caiado destacou que a parceria com Israel é essencial para fortalecer as estratégias de segurança em Goiás e em todo o Brasil.
Jornal Opção