Em sua busca para tentar melhorar a sua popularidade, vale tudo para o presidente Lula. Inclusive inaugurar obras que foram financiadas pela iniciativa privada.
O presidente da República pretende visitar Santa Catarina – um estado potencialmente bolsonarista – em 9 de setembro para inaugurar as obras do Contorno Viário Norte. Os investimentos no complexo viário chegam a R$ 3,9 bilhões, mas os investimentos foram feitos pela Arteris Litoral Sul. O orçamento inicial da obra era de R$ 400 milhões, mas as mudanças de projeto levaram o orçamento a mais de três bilhões de reais.
Coube à Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT) e ao Ministério dos Transportes a concessão de autorizações e supervisões da obra.
A ideia do projeto, similar a outros de contornos de zonas urbanas, é transferir da BR-101 o trânsito que não é obrigado a passar pela Grande Florianópolis. Assim, a expectativa é que o fluxo de veículos na via federal seja reduzido em 20% conforme informações da concessionária.
As obras devem terminar na próxima semana. Inicialmente, a inauguração ficaria para 2 de agosto, mas houve o adiamento da solenidade justamente em virtude da agenda presidencial.
Vale inaugurar tudo. Até obra de Jair Bolsonaro?
Ainda nesse mesmo dia, Lula deve participar da solenidade de entrega da primeira fragata da Classe Tamandaré à Marinha em Itajaí, região portuária do Estado. O projeto foi concebido ainda durante o governo Michel Temer (MDB) e assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Levantamento feito pelo jornal O Globo nesta semana mostra que essa não é uma atitude inédita. Sem recursos federais, o petista está inaugurando até obras bancadas pelo governo de Jair Bolsonaro.
O Globo identificou ao menos seis cerimônias de que Lula participou sem que seu governo fosse protagonista nas obras.
E assim segue o governo Lula. Tentando se promover sobre o trabalho alheio. E sem tirar um tostão do bolso.
O Antagonista