O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparou a guerra na Ucrânia ao confronto entre a União Soviética e o exército de Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial. Disse ainda que “foi forçado” pela Otan a atacar o país vizinho.
A declaração foi feita em discurso, nesta segunda-feira (9/5), data em que se celebra o 77º Dia da Vitória — em memória à vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra, em 1945.
“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado. Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria”, afirmou o líder russo.
Nomeando o conflito armado contra a Ucrânia de “operação militar especial”, Putin afirmou que a Rússia deu uma “resposta preventiva à agressão na hora certa”.
“A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa, na hora certa”, pontuou.
Apesar de citar o conflito armado, Putin não avaliou o progresso russo na Ucrânia e não indicou até quando a guerra deve durar.
Resposta
Em reação ao discurso de Putin, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país vencerá a guerra contra a Rússia.
“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, afirmou, em discurso feito em Kiev, capital da Ucrânia.
Metrópoles