O Irã realizou um exercício militar, nessa terça-feira (12/8), em meio à promessa de um ataque contra Israel. A informação, que aumenta ainda mais a tensão no Oriente Médio, foi divulgada pela mídia estatal iraniana.
A atividade foi realizada na cidade de Astara, no norte do país, e envolveu forças da Marinha do Irã.
De acordo com o vice-governador da cidade, Seyyed Hamid Mousavi, o exercício teve como objetivo “preparar, tanto quanto possível, as forças de defesa da Marinha estratégica da República Islâmica do Irã”.
A movimentação militar do país surge em um momento delicado na região. Desde a morte de importantes líderes do Hezbollah e Hamas, o Irã prometeu retaliação contra Israel. Grupos armados que possuem supostas ligações com o regime liderado pelo aiatolá Ali Khamenei também ameaçaram atacar o território israelense, como forma de vingança.
O governo dos Estados Unidos chegou a alertar que o ataque pode acontecer nos próximos dias. Em solidariedade, Washington prometeu defender o país governado por Benjamin Netanyahu e enviou um comboio de guerra para o Oriente Médio. Reino Unido, França, Alemanha e Itália afirmaram que irão apoiar Israel no caso de um possível ataque iraniano.
Metrópoles