Explosão em mina de carvão na Colômbia mata 11 e deixa 10 presos em subsolo

A explosão atingiu seis minas, que são conectadas entre si. Ao menos 11 pessoas morreram e 10 estão presas 900 metros debaixo do solo

Foto Reprodução

Uma explosão em uma mina de carvão matou ao menos 11 pessoas e deixou outras 10 presas debaixo da terra nesta terça-feira (14/3), na cidade de Sutatausa, na Colômbia.

Segundo as autoridades colombianas, a explosão aconteceu na área rural de Sutatausa, que fica a 75 km da capital Bogotá. Seis minas, que são conectadas entre si, foram atingidas.

A informação foi divulgada pelo governador Nicola Garcia, do departamento de Cundinamarca nesta quarta (15/3). Em entrevista à Blu Radio, Garcia disse que os mineiros estão pressos 900 metros debaixo do solo. Mais de cem socorristas foram mobilizados para o resgate.

O presidente colombiano, Gustavo Petro lamentou a tragédia em suas redes. “Estamos reunindo todos os esforços com o governo de Cundinamarca para resgatar as pessoas presas com vida. Um abraço de solidariedade às vítimas e seus familiares”, escreveu Petro.

A Colômbia tem um longo histórico de explosões em minas, principalmente nas de carvão e ouro, sejam a ceu aberto ou subterrâneas. Somente em 2021, o país registrou 148 mortes em acidentes mineiros, de acordo com a AFP.

Em 2010 uma explosão matou 73 pessoas em uma mina de carvão em Amagá. Muitas das minas acometidas operam de forma ilegal ou informal, sem a fiscalização e as medidas de segurança adequadas.

Metrópoles

Últimas notícias