A Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do governo dos Estados Unidos, anunciou a doação de R$ 750 mil para a compra de itens não alimentares para famílias afetadas pelas chuvas intensas na Bahia.
Os recursos serão aplicados por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e da Cáritas Brasileira. As instituições vão distribuir itens de higiene pessoal e limpeza, utensílios de cozinha e roupas de cama a cerca de 800 família.
“Especialistas em desastres da região da Bahia e de Washington estão monitorando a situação em coordenação com a Embaixada dos EUA para determinar outras formas de assistência.”, afirma a embaixada estadunidense, em comunicado.
A nota afirma, ainda, que as autoridades do país se sentem honradas e comprometidas a ajudar necessidades imediatas das famílias afetadas pelas fortes chuvas no estado da Bahia.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 850 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas no estado. Cerca de 520 ficaram feridas e 26 morreram.
Os desabrigados (populares que necessitam de apoio do estado) passam de 26 mil, enquanto desalojados (que conseguiram abrigo com familiares ou amigos) já são mais de 60 mil.
Metrópoles