A Justiça liberou, nesta quinta-feira (2/1), mais de 1,9 mil presidiários lotados no Complexo Penitenciário da Papuda, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e na Penitenciária Feminina do DF (PFDF) para a primeira saída temporária de 2023.
Os chamados “saidões” estão previstos na Lei de Execução Penal e são destinados aos custodiados do regime semiaberto. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), serão 1.908 custodiados liberados.
Do total, quatro são mulheres.
Os presos precisarão retornar na segunda-feira (6/2) até às 10h, exceto os custodiados com direito ao trabalho externo. Esses deverão voltar ao final da jornada de trabalho.
Saída temporária
A saída temporária é prevista pela Portaria nº 01/2022 da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias.
Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto.
A VEP/DF estabeleceu, por meio da portaria, nove saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias.
Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os apenados pelo telefone: (61) 9 9666-6000 (Polícia Penal do DF).
A Verdade