O governador Ibaneis Rocha assinou decreto que cria o comitê para planejar políticas públicas de urgência em saúde
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criou o Comitê Gestor de Saúde para orientar, coordenar e planejar ações da área.
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, assume a presidência do grupo, que reunirá representantes da Secretaria de Saúde do DF, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), do Hospital da Criança de Brasília José Alencar e do Instituto de Cardiologia e Transplante do DF (ICTDF).
O decreto assinado por Ibaneis, nesta sexta-feira (7/2), diz que caberá ao comitê “planejar políticas públicas de urgência em saúde, visando o atendimento dos objetivos centrais de promoção, prevenção e assistência à saúde”.
O grupo também ficará responsável por “estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, podendo também demandar a elaboração de tais estudos de outros órgãos”, além de “coordenar as ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas a organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência”.
O Comitê Gestor poderá oficiar órgãos públicos e entidades privadas, solicitar informações, demandar estudos e praticar os atos admitidos por lei para consecução dos objetivos. O decreto poderá ser regulamentado pelo secretário de Economia.
Ibaneis disse que o objetivo do Comitê Gestor é reforçar os projetos da saúde pública. O governador afirmou que a Secretaria de Saúde permanece sob o comando de Lucilene Florêncio.
Integrantes
O Comitê Gestor de Saúde terá três membros titulares e três suplentes do Iges-DF e da Secretaria de Saúde do DF. Também participarão do grupo um membro titular e um suplente do Hospital da Criança e do Instituto de Cardiologia e Transplante.
Os representantes dos órgãos serão indicados pelo secretário de Economia, segundo o decreto. A participação é deles é considerada prestação de serviço público relevante e, portanto, não seráA equipe ainda será composta também por 13 membros executivos, que ocuparão cargos comissionados remunerados. remunerada.
Ibaneis cria Comitê Gestor de Saúde, que será presidido por Ney Ferraz
- Por: Redação - Valdivino de Oliveira
- em: 7 de fevereiro de 2025