Nota Informativa

Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece

Alto Paraíso de Goiás, leishmaniose
Foto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta esclarecer que diferente de informações veiculadas não existem indícios de surto de leishmaniose tegumentar americana – LTA no munícipio. No ano de 2021 foram notificados 13 casos na cidade, redução importante na incidência em relação aos anos de e 2020 (23 casos) e 2019(40 casos). Informamos também que a Prefeitura não foi contatada para a busca de informações ou dados oficiais, diferente do veiculado pelo portal de notícias Metrópoles.

O tempo de incubação da leshimaniose (tempo entre o contágio e a manifestação da doença) é em média de 2 a 3 meses, dificultando assim a determinação do local de contaminação, em especial de turistas.

No ser humano, o sintoma da doença são as lesões cutâneas (na maioria das vezes) apresenta-se como uma lesão ulcerada única e se caracteriza por bordas elevadas em moldura. Caso apresente ferida que não cicatrize dentro de 15 dias procurar assistência médica. O diagnóstico e o tratamento são realizados pelo serviço de saúde municipal.

Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, 10 de dezembro de 2021.

 

 

Thalia Batista
Assessoria de Comunicação

 

Últimas notícias