Neste ano, pela primeira vez, o Campeonato Goiano de Futebol, Goianão, foi transmitido pela TV Brasil Central e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa (Alego). No último domingo, 7, o Atlético Goianiense conquistou a taça com a vitória de 3 a 1 sobre o Vila Nova no estádio Antônio Accioly. Na noite da segunda-feira, 8, a conclusão do campeonato foi comemorada em jantar no Palácio das Esmeraldas com os representantes do Estado, jogadores, técnicos e árbitros.
O governador Ronaldo Caiado (UB) assegurou aos presentes que vai renovar o contrato da TV Brasil Central com a Federação e clubes para a transmissão do campeonato de 2025. “O campeonato goiano precisa ser elevado a nível nacional. Eu sempre pensei em como transformar Goiás em celeiro do futebol e de outros esportes. Essa é uma grande realidade que nós temos que construir”, afirmou.
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) avaliou como uma empreitada bem-sucedida de incentivo ao esporte. “É um resgate do futebol goiano, que com as transmissões também oportunizou aos municípios do interior a participação da população em assistir os seus clubes pela televisão e pela internet.”
O chefe do Poder Legislativo estadual, deputado Bruno Peixoto, marcou presença no evento e afirmou manter o interesse na transmissão para o próximo ano, em conjunto com a TBC. “É preciso enaltecer o governador Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela. Ambos trabalham em todas as áreas do governo e no esporte não seria diferente”.
Para o presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, a noite foi de “comemoração, após mais um campeonato de sucesso”. Em sua opinião, “foram 80 jogos com muita disputa e qualidade técnica, o que representou 2024 como a melhor edição da história. O vice-governador foi peça fundamental desta conquista. Fica o nosso reconhecimento e agradecimento”.
Destaques do Goianão 2024
A crônica esportiva, os clubes e a torcida goiana escalaram os melhores do Goianão 2024. Entre as categorias premiadas estão goleiro, zagueiros, laterais, volantes, meias, atacantes e técnicos. A premiação, por meio de votação aberta, contemplou também o artilheiro, árbitro, assistente, personalidade do campeonato e a fera do campeonato, que destaca o melhor jogador da temporada. Cada um dos vencedores da competição recebeu uma réplica do troféu de campeão.
Goleiro: Ronaldo (Atlético Goianiense)
Lateral direito: Fábio (Anápolis)
Zagueiro: Alix Vinícius (Atlético Goianiense)
Zagueiro: Vanderley (Aparecidense)
Lateral esquerdo: Guilherme Romão (Atlético Goianiense)
Volante: Gabriel Baralhas (Atlético Goianiense)
Volante: Ralf (Vila Nova)
Meia: Shayllon (Atlético Goianiense)
Atacante: Paulo Baya (Goiás)
Atacante: Luiz Fernando (Atlético Goianiense)
Atacante: Alesson (Vila Nova)
Técnico: Jair Ventura (Atlético Goianiense)
Além da Seleção de campo e seu comandante, também foram premiados:
– Melhor Árbitro: André Luiz Castro
– Melhor Árbitro Assistente: Fabrício Vilarinho
– Revelação: Léo (Goleiro – Goiânia)
– Craque do Campeonato: Luiz Fernando (Atlético)
Jornal Opção