O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (6), uma pesquisa que mostra que um em cada cinco brasileiros de 15 a 29 anos não estudam nem trabalham fora. Em números absolutos, são 10,9 milhões de pessoas nessa faixa de idade.
Para chegar a essa conclusão, o IBGE perguntou aos entrevistados se eles estavam matriculados em escolas, universidades ou se exerciam alguma ocupação profissional. O estudo considerou como “desocupados” todos que estão nessa condição, independente de estarem à procura de trabalho ou não. Os dados são referentes a 2022.
Perfil dos brasileiros “desocupados”
A maior parte desse estrato populacional é formado por mulheres pretas e pardas (43,3%). Outros 24,3% são de homens pretos ou pardos; 20,1% de mulheres brancas e 11,4% de homens brancos.
Segundo a pesquisa, a maior proporção de mulheres nessa situação tem relação com os afazeres domésticos e o trabalho como cuidadoras de parentes.
Ocupados em Goiás
Goiás obteve um crescimento expressivo no terceiro trimestre de 2023 e atingiu o maior número de ocupados de toda a série histórica, que foi iniciada em 2012. São 3,789 milhões de pessoas ocupadas no Estado. Os dados, confirmados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), são da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O aumento da população ocupada, na comparação com o trimestre anterior, foi de 26 mil pessoas. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o crescimento foi de 19 mil pessoas. Esses valores representam um crescimento de 0,69% e 0,50%, respectivamente.
Mais Goiás