Livro resgata a visão futurista do Centro Integrado de Ensino Médio

Escrito por Antônio de Pádua Gurgel, o livro revela que o Ciem testava alguns métodos pedagógicos que somente agora estão sendo implantados nas escolas públicas de todo o país, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Foto Divulgação

Como parte de um dos elementos das celebrações pelo 60º aniversário da Universidade de Brasília (UnB), está sendo realizada uma pré-venda do livro CIEM: Uma escola para a vida, durante a 74ª Convenção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada até o dia 30, no câmpus da Unb.

A obra do historiador e jornalista Antônio de Pádua Gurgel, baseia-se no Centro Integrado de Ensino Médio (Ciem), uma espécie de laboratório pedagógico da Faculdade de Educação da UnB. Em meados da década de 1960, o Ciem testava alguns métodos pedagógicos, que somente agora estão sendo implantados nas escolas públicas de todo o país por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Esse projeto de educação integral, tinha o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem competências socioemocionais, como é proposto agora com a BNCC. Na época, o Ciem realizava essas atividades por meio das chamadas Práticas Educativas Vocacionais, que serviram como inspiração para o atual Projeto de Vida, que tornou-se a linha mestra do ensino médio.

Sobre esse projeto revolucionário, o próprio Darcy Ribeiro declarou que “o Ciem foi a melhor experiência em educação secundária feita no Brasil”. Além de Anísio Teixeira, considerado o pai da escola pública no Brasil, Darcy Ribeiro, Lauro de Oliveira Lima e José Aloisio Aragão, o primeiro diretor da escola, participaram da elaboração do projeto.

Apesar de ser instituição de ensino experimental, o Ciem não se furtou apenas ao aprendizado, mas também trouxe a tona o lado humano e a importância de celebrar o ensino, por meio do congraçamento, um momento de comunhão entre estudantes, professores e funcionários como uma grande família, onde havia o sentimento de alegria, amizade e amor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CB

Últimas notícias