O Banco Central informou, nesta quarta-feira (13), que as instituições cadastradas para fazer testes no Drex, o Real Digital, alcançaram a marca de 500 operações simuladas em 50 dias. A fase piloto tem o intuito de aprimorar a utilização do recurso digital regulado pelo BC antes de ser aberto ao público, em 2024.
De acordo com o Bacen, o número corresponde a vários tipos de operações que têm sido simuladas tanto no atacado quanto no varejo – como criação de carteiras, emissão e destruição de Drex e transferências simuladas entre bancos e entre clientes.
“As operações que estão sendo disponibilizadas para teste na rede são referentes a criação de carteiras para os participantes, que operam com Drex de atacado, e criação de carteiras para clientes finais, que operam com Drex de varejo.
Além da criação de carteiras, os participantes já começaram a realizar operações de transferência, que podem ser diretamente entre participantes, entre um participante e seu clientes, entre clientes de um mesmo participante e até mesmo entre clientes de diferentes participantes”, afirma Fabio Araujo, coordenador do projeto do Drex no BC.
De acordo com o Bacen, todas essas transações são apenas simuladas e se destinam ao teste de infraestrutura básica do Drex. No entanto, o produto ainda não conta com as soluções de proteção à privacidade.
A autoridade monetária ainda diz que a primeira fase de testes vai até o meio de 2024 e, na fase seguinte, ainda haverá o desenvolvimento de outras facilidades antes de abrir ao público.
O BC começou a incorporar as instituições participantes em julho e, até o momento, dos 16 grupos selecionados, a iniciativa já conta com 11 nós (redes de operação) de instituições em funcionamento na rede.
Tokens de títulos do Tesouro
Em mais uma forma de testar as operações, o BC emitiu, nesta terça-feira (12) os primeiros títulos em forma de tokens para testes no Drex. São dois tipos de papéis fictícios tokenizados: LTNs (Letra do Tesouro Nacional) e LFTs (Letra Financeira do Tesouro).
Vale ressaltar que os títulos estão disponíveis apenas em forma de testes e não possuem valores monetários.
CNN Brasil