Tapetes de Corpus Christi encantam a Esplanada após 2 anos: “Felizes”

Fiéis de diversas paróquias do DF comemoram o retorno da tradicional confecção de tapetes. Pandemia suspendeu o evento nos últimos 2 anos

RODOVIÁRIA, ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, IGREJA CATÓLICA, METRO-DF
Foto: Rafaela Felicciano

Após dois anos sem produção por causa da pandemia da Covid-19, os tradicionais tapetes de Corpus Christi voltam a enfeitar o gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, no feriado católico desta quinta-feira (16/6).

A celebração começou cedo. Às 7h, jovens fiéis iniciaram a confecção do tradicional tapete por onde passará a procissão, no fim da tarde. Os desenhos que vão ganhando forma mostram a hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicas.

Aos 19 anos, a estudante Maria Luisa Ribeiro participa, pela segunda vez, da montagem dos tapetes. Ela e mais dezenas de jovens da Paróquia Militar Oratório do Soldado dão vida ao desenho do cordeiro de Deus.

Com as mãos sujas de borra de café, ela celebrou a volta da confecção. “Estávamos muito ansiosos por esse momento. É uma data importante para a Igreja Católica. É um momento em que todos nós que fazemos parte do grupo jovem da igreja esperamos. Se pudéssemos, faríamos até mais vezes ao ano”, comentou.

Os irmãos Lucas Rocha, 16, e Ana Rocha, 13, são da Igreja Nossa Senhora da Consolata, na Asa Norte, e ajudam na confecção do tapete do bom pastor. “Sempre participamos dos eventos da nossa igreja, e estamos felizes em estar aqui. É muito bacana montar o tapete e mexer com os materiais, que são serragem, sal, café, barro e areia fina. As imagens ficam lindíssimas”, pontuou Ana.

No total, são 25 desenhos de imagens bíblicas em referência à Eucaristia. Juntos, todos formam uma passagem de cerca de 120m rumo ao palco onde ocorrerá a missa, ponto alto da celebração, às 17h.

Os tapetes devem ficar prontos por volta das 12h. A programação retorna no período da tarde, a partir das 15h, com atendimento de confissão para os fiéis.

A procissão será realizada ao fim da celebração e vai percorrer o primeiro quadrilátero da Esplanada, em frente à Catedral.

A data é considerada uma das mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.

Neste ano, são esperados cerca de 70 mil pessoas no evento. Devido à pandemia da Covid-19, o Distrito Federal não realizou as festividades nos anos de 2020 e 2021, período em que houve apenas missas nas paróquias na capital.

Trânsito
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai realizar alterações no trânsito da Esplanada dos Ministérios. Desde as 6h, o estacionamento da Cúria está interditado, assim como as vias que ligam a S1 e a N1, em frente à Catedral de Brasília.

Por volta das 16h, a via S1 será interditada, e o trânsito, desviado para a L2 Sul. A N2 será interditada do balão presidencial até o Ministério da Defesa.

Tais interdições permanecerão até o término do evento. Os estacionamentos dos anexos dos ministérios estarão liberados e poderão ser acessados pelas vias S2 e N2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metrópoles

Últimas notícias