Pioneiros da aviação de segurança pública do DF foram homenageados em sessão solene da Câmara Legislativa na tarde desta sexta-feira (11), em comemoração aos 37 anos desse serviço. O evento, realizado na Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil do DF, foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
O autor da homenagem, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), destacou a relevância e o papel da aviação no âmbito da segurança pública, ao enumerar seus vários serviços, como ações de busca e resgate, patrulhamento de grandes áreas e monitoramento de tráfego urbano.
O parlamentar citou a queda de um helicóptero da Marinha em Formosa (GO), neste mês, que vitimou dois militares. De acordo com a Marinha, a queda teria ocorrido em um treinamento de descida de cordas durante o voo. O caso demonstra os riscos envolvidos na atividade, segundo o deputado, que manifestou sua solidariedade às famílias das vítimas e seu “respeito à nobre missão dos profissionais da aviação”.
Daniel de Castro contextualizou que, em agosto de 1986, foi criada a Seção de Helicópteros (Sechel), no DF, para dar apoio ao sistema de segurança pública e às atividades de policiamento, sendo que a primeira aeronave utilizada foi um helicóptero Esquilo, tipo HB 350 B. Ele exaltou o treinamento e a responsabilidade dos tripulantes pioneiros, a quem denominou de “heróis”.
Presente na solenidade, o primeiro piloto comandante da equipe de helicóptero do DF, comandante Torres Júnior, da Força Aérea Brasileira (FAB), disse que foi um prazer formar os jovens da primeira turma. “Mantenham o espírito altaneiro e a vontade de servir”, declarou. “O comandante Torres Júnior foi nosso eterno instrutor”, saudou o comandante Maia, da Polícia Civil do DF (PCDF), ao lembrar: “Todos compartilhavam o mesmo amor pela aviação”. Para o comandante Ubirajara, pioneiro da aviação civil, o legado não pode ser perdido.
Também pioneiro, o coronel Raposo, do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), recordou o trabalho da época, que garantiu a formação da estrutura atual.
Agradeceram a homenagem aos pioneiros e à aviação diversos representantes das forças de segurança pública do DF, como do batalhão de Aviação da Polícia Militar do DF (PMDF), da divisão de operações aéreas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da unidade de operações Aéreas do Detran Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Chefe desta unidade, Sérgio Dolgui agradeceu os ensinamentos e o apoio dos veteranos.
Depoimento
Socorrido pela aviação de segurança pública em um acidente em Salto de Itiquira (GO), em 1984, Eduardo Nascimento relatou o ocorrido e agradeceu à equipe de segurança presente no evento.
Ao final da solenidade, que contou com apresentação do dueto da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF, foram entregues moções de louvor aos pioneiros e a personalidades da aviação de segurança pública.
Agência CLDF