DF entregará protetor solar em ação contra câncer de pele

Neste ano, a campanha contra o câncer de pele tem como lema: "Adicione mais fator de proteção ao seu verão"; evento ocorre neste sábado

Prevenção contra câncer de pele DF
Foto: iStock

Dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF) promovem, neste sábado (18/12), uma ação de conscientização sobre o câncer de pele. Neste ano, a campanha Dezembro Laranja, tem como lema: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”.

A ação será na Estação de Ginástica, de 9h às 11h, próximo ao estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, onde também haverá entrega de amostras de protetores solares.

câncer de pele, DF
Foto: JP Rodrigues

A cada 48h, uma pessoa é internada para tratar câncer de pele no DF.

Os especialistas têm uma preocupação adicional com a retomada de viagens a lugares abertos e ensolarados após o relaxamento das medidas preventivas para a pandemia de Covid-19.

“Os brasileiros têm escolhido, de maneira geral, praias, lugares abertos e ensolarados como principal destino para as férias. Porém, orientamos que essa exposição seja feita seguindo as inúmeras medidas de proteção solar, como o uso de protetores solares, chapéus, óculos escuros, roupas adequadas e o cuidado com os horários da exposição, além de especial atenção com a pele das crianças”, afirma a presidente da SBD-DF, a Dermatologista Rosa Matos.

 

Número de casos

De acordo com o Ministério da Saúde, no país, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados para cada ano do triênio 2020-2022 será de 83.770 em homens e de 93.170 em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,66 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Apesar da doença corresponder a 27% dos tumores malignos no país, os índices de cura são altos quando detectado precocemente e não alteram a qualidade de vida do paciente.

 

 

 

 

Metrópoles

 

 

Últimas notícias