Dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF) promovem, neste sábado (18/12), uma ação de conscientização sobre o câncer de pele. Neste ano, a campanha Dezembro Laranja, tem como lema: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”.
A ação será na Estação de Ginástica, de 9h às 11h, próximo ao estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, onde também haverá entrega de amostras de protetores solares.
A cada 48h, uma pessoa é internada para tratar câncer de pele no DF.
Os especialistas têm uma preocupação adicional com a retomada de viagens a lugares abertos e ensolarados após o relaxamento das medidas preventivas para a pandemia de Covid-19.
“Os brasileiros têm escolhido, de maneira geral, praias, lugares abertos e ensolarados como principal destino para as férias. Porém, orientamos que essa exposição seja feita seguindo as inúmeras medidas de proteção solar, como o uso de protetores solares, chapéus, óculos escuros, roupas adequadas e o cuidado com os horários da exposição, além de especial atenção com a pele das crianças”, afirma a presidente da SBD-DF, a Dermatologista Rosa Matos.
Número de casos
De acordo com o Ministério da Saúde, no país, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados para cada ano do triênio 2020-2022 será de 83.770 em homens e de 93.170 em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,66 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Apesar da doença corresponder a 27% dos tumores malignos no país, os índices de cura são altos quando detectado precocemente e não alteram a qualidade de vida do paciente.
Metrópoles