Escola Bilíngue Libras-Português no DF promove inclusão com ensino acessível e estrutura moderna
A Escola Integral Bilíngue Libras-Português do Plano Piloto, recentemente inaugurada, representa um marco na inclusão e acessibilidade para estudantes surdos. Para Juca Polejack, de 13 anos, brincar, aprender e conversar com os colegas em sua primeira língua agora é uma realidade que transforma sua experiência escolar.
“Eu gosto muito de estudar aqui, porque já tive contato com outras escolas e não me sentia tão bem. Aqui, todo mundo conversa em Libras, é a nossa primeira língua”, relata Juca. “Nas escolas inclusivas, só conversavam oralizando e eu me sentia sozinho, mas agora eu aprendo e me comunico na minha língua”, completou o aluno.
Localizada na 912 Sul, a nova unidade de ensino foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha, que reforçou o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a educação bilíngue. “Essa é uma obra iluminada, porque atende exatamente aqueles que mais precisam no sentido da inclusão, preparando essas crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, que hoje está tão aberto e acessível para pessoas com deficiência. Com certeza, essa iniciativa vai ajudar muita gente e iluminar governantes de outros estados para que sigam no mesmo caminho”, declarou o governador.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, também destacou a importância da iniciativa. “A entrega dessa escola é uma grande conquista para a comunidade surda do DF. Eles haviam pedido por isso há muito tempo e agora pudemos concretizar esse sonho para as famílias de crianças surdas que querem e precisam desse tipo de atendimento para os seus filhos. Isso faz parte do nosso programa de inclusão. Vamos acolher alunos em todas as etapas da educação básica, de 0 aos 18 anos de idade”.
Com capacidade para atender 145 alunos em dois turnos, a escola conta com uma estrutura moderna de 1.624,52 m², incluindo 17 salas de aula, espaços para aprendizado em arte, informática e uma área de leitura. Foram investidos quase R$ 5 milhões na construção do colégio, que já está com matrículas abertas.
Os novos alunos já aprovaram a estrutura. “Eu gostei muito da escola, está muito linda”, disse Ana Clara Castro, de 8 anos. “Gosto muito de estudar, do lanche, das atividades de arte e, principalmente, das brincadeiras”, concluiu a aluna. da redação