A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta quinta-feira (10/3) na Base Aérea de Recife às 6h44. A FAB postou imagens dos brasileiros muito emocionados e aplaudindo a chegada em solo brasileiro depois de dias de apreensão em razão da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Outras imagens mostraram o pouso da aeronave e os repatriados desembarcando. A aeronave havia pousado na Varsóvia, na Polônia, e, antes do resgate de brasileiros, realizou o descarregamento dos donativos para a ajuda humanitária à Ucrânia.
Além de 42 brasileiros repatriados, a FAB também resgatou:
20 ucranianos
Cinco argentinos
Um colombiano
A FAB também informou que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades
Oito cães e dois gatos.
Depois da escala de três horas na capital pernambucana, o grupo segue para a capital federal. Na Base Aérea de Brasília, os repatriados serão recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pelos ministros Walter Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Marcelo Queiroga (Saúde), além do comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior. O chanceler Carlos França acompanha o grupo no voo.
Após a recepção pela comitiva presidencial, os repatriados passarão pelos controles migratórios pela Polícia Federal (PF) e sanitários pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Aviação Civil, junto às empresas aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), vão providenciar que os repatriados se dirijam para suas cidades de origem. Se alguém desejar, o governo já providenciou hospedagem em Brasília.
A ação é fruto de um trabalho de planejamento da Casa Civil e a coordenação dos ministérios das Relações Exteriores e Defesa, com a participação de outros ministérios e órgãos federais.
Brasileiros na Ucrânia
Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas, desde que tropas russas invadiram o país em 24 de fevereiro, muitos estão deixando aquele território e se dirigindo para Varsóvia.
De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.
A bordo da aeronave, o governo brasileiro ainda enviou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana.
Metrópoles