Bolsonaro Anuncia Leilão de Joias para Doação à Santa Casa de Juiz de Fora

Ex-presidente diz que pretende vender conjunto de joias investigado pela PF para beneficiar hospital que o atendeu em 2018.

Foto: Brenno Carvalho

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou neste sábado (10), durante um evento em Recife, que pretende leiloar um conjunto de joias e destinar o valor arrecadado à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG), hospital onde foi socorrido após sofrer um ataque a facadas em 2018. Bolsonaro é alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) por suposto desvio de R$ 6,8 milhões em presentes recebidos em viagens oficiais.

“Vou pegar o conjunto de joias, conjunto que é meu. Vou leiloar essas joias e vou doar para a Santa Casa de Juiz de Fora”, afirmou Bolsonaro, recebendo aplausos do público presente. Ele tem negado publicamente as acusações de apropriação indevida de bens públicos, incluindo kits de relógios, abotoaduras, anéis e rosários de alto valor, obtidos durante visitas à Arábia Saudita e ao Bahrein.

A decisão de leiloar as joias surge em meio à investigação da PF, que indiciou Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, e mais dez pessoas por crimes como peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A PF suspeita que parte dos itens valiosos foi retirada do Brasil e comercializada nos Estados Unidos.

No entanto, uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2016 estabelece que objetos de luxo recebidos por autoridades devem ser incorporados ao acervo público, exceto os de “natureza personalíssima”, o que não se aplica às joias. Agora, caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se oferece denúncia contra Bolsonaro e os outros envolvidos ou se arquiva o caso.

Em Tempo Notícias.com

Últimas notícias