A proposta não acaba com os espetáculos realizados com fogos de artifício. O benefício do espetáculo dos fogos de artifício é visual e conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista.
Além de Águas Lindas vários outros Estados brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro fizeram uso dessa legislação para proteger o indivíduo e os animais
O projeto tem o objetivo de proteger pessoas que tem a síndrome do espectro autista, idosos, pessoas acamadas e animais de estimação que sofrem com o barulho excessivo causando problemas de saúde em pessoas e desorientação em animais.
Autismo
O barulho causado pelos fogos de artifício também pode ser nocivo a pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Algumas dessas pessoas, sobretudo crianças, podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas e entrar em crises “que podem levar até à automutilação”.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, houve 122 mortes por acidentes com fogos nos últimos 20 anos, sendo 23,8% menores de 18 anos.
Danos a saúde
Os animais possuem ouvidos superiores à sensibilidade humana, o som é insuportável, intimidador e aterrorizante. O susto para crianças, animais, crianças com microcefalia (doença originária da dengue) e principalmente idosos, o perigo é de morte súbita.
Quem possui peixes em aquários, o simples bater de mão no vidro (ecoa) com uma bomba em seus ouvidos hipersensíveis, imagine rojões e morteiros! O explosivo altera as glândulas de secreção e desestruturam as vértebras do peixe, causando-lhe a morte.
Um susto de uma bomba pode causar morte ou disritmia em crianças de (0) a (6) anos de idade entre outras doenças, paradas cardíacas como acontece nas aves é cada dia mais comum, principalmente os beija-flores em extinção que morrem aos milhares, uma bomba pode deixar surdo seu cão ou seu filho, matar pássaros, além de aumentar a poluição do ar e sonora que já é extrema.
Milhões de adultos e crianças morrem ou ficam mutilados em função dos fogos todos os anos, na natureza o prejuízo é imensurável.
A ciência comprovou que a fumaça dos fogos não se dissipam, e sim, transformam-se em agentes altamente cancerígenos, atacando principalmente a parte neurológica das crianças.
Cidadão responsável e conciêntes não comemora a custa do sofrimento e desgraça alheia.
Seja uma pessoa de bom senso, grite, extravase, solte o fôlego, mas não perturbe a paz dos mais experientes, das crianças e dos animais.
Soltar fogos não é tradição, e sim, uma maldição.
Mais Águas Lindas