Neste sábado (08/10), acontece o Dia D, mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação. Devido a baixa cobertura vacinal, foi prorrogado o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 8 de outubro.
Serão vacinadas contra a Poliomielite as crianças menores de 5 anos. De acordo com a Vigilância em Saúde, o objetivo é alcançar 95% do público alvo que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Para a atualização das vacinas de rotina de forma geral, o público-alvo são os menores de 15 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de guardar intervalo em relação à vacina contra a covid-19.
O Superintendente de Vigilância em Saúde, Euder Vieira, destacou a importância dos pais levarem seus filhos para regularizarem suas vacinas.
“A vacina é a arma mais importante na prevenção e controle de doenças, sendo algumas já erradicadas como a Poliomielite.Infelizmente pelas baixa cobertura vacinal, podemos ter a volta da Poliomielite que no Brasil teve seu último caso em 1989 na Paraíba”, pontuou.
A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde além da Policlínica das 8h às 17h horas do dia 08/10.
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) destaca que o engajamento da população é fundamental para o Brasil se manter livre de doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas. Compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vacinar é um ato de carinho.
Secom