A Secretaria Municipal da Mulher e Família de Águas Lindas, por meio do Governo de Goiás, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), entregou nesta quarta-feira (29/11), em evento realizado na secretaria da mulher, foram distribuídos 40 cartões do Goiás por Elas, destinados a vítimas de violência doméstica com medidas protetivas.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega a secretária da Mulher e da Família, Sueli Prado, a primeira-dama do município, Dra. Fernanda Antonietti, a superintendente da Mulher de Goiás, Mariana Gidrão, e a Gerente estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ludimila Estulano.
Durante seu discurso, a superintendente do estado compartilhou uma série de conselhos e diretrizes emocionais e práticas para mulheres em situações difíceis. Suas palavras carregam uma mensagem poderosa de empoderamento, encorajando as mulheres a repensarem suas vidas e a encontrarem forças para romper com o ciclo de violência.
“Não é fácil, mas é possível mudar o rumo de suas vidas”, ressaltou, destacando a importância de reavaliar as relações e companhias. Ela encoraja as mulheres a se sentirem fortalecidas para escolherem um caminho melhor, mesmo que isso implique em reestruturar suas famílias.
Mariana declarou que já passou por uma situação de violência e reconhece os sentimentos de medo, vergonha e culpa que frequentemente acompanham as vítimas de violência. Ela enfatiza que esses sentimentos não são justos e não devem impedir a busca por uma vida melhor. Ela incentiva a não se deixar ser definida por eventos passados, mas sim buscar apoio e informação para mudar o futuro.
“É hora de parar de ser boba”, declara Mariana, encorajando as mulheres a procurarem ajuda e orientação. Ela destaca a importância do acolhimento, oferecido por instituições como a que ela representa, que fornecem assistência social, psicológica, jurídica e até mesmo oportunidades de capacitação profissional.
“Deem chance a uma nova família, porque às vezes a gente pensa, a minha família acabou. É isso que a gente pensa, mas não acabou. A família só vai ser reestruturada. É um processo doloroso, mas é um processo possível. Todos os dias eu acordo com medo, mas cada dia o medo diminui todos os dias”, concluiu.
A primeira-dama Fernanda Antonietti ressaltou a importância do programa para essas mulheres. “Eu queria agradecer a Deus por estarmos aqui, o nosso governador Ronaldo Caiado tem sido muito atencioso com a nossa cidade. Eu admiro muito todas vocês estarem aqui hoje, vocês são guerreiras, corajosas e seguem lutando por um futuro melhor. Vocês têm a minha admiração, nunca desistam dos seus sonhos”, completou a primeira-dama.
Na ocasião, a Gerente estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ludimila Estulano, destacou a coragem das beneficiárias e reafirmou que o governo estadual tem trabalhado de forma incessante para promover políticas públicas para as mulheres de Goiás.
“Eu preciso parabenizar vocês e que sirva de exemplo para outras mulheres que estão passando por uma situação de violência para que se encorajem, vocês não estão sozinhas, contem conosco, e tenham esta casa como apoio de vocês, reescrevam as suas histórias, olhem essa oportunidade como uma mão estendida que o estado está dando para vocês, para que possam de fato romper esse ciclo da violência”, concluiu.
A Secretária Municipal da Mulher e da Família reiterou seu agradecimento ao governo do estado e ressaltou que a secretaria tem trabalhado para que as mulheres do município de Águas Lindas se sintam acolhidas. “Aqui nós trabalhamos com todas as medidas de proteção à mulher, a mulher é avaliada de forma holística, cuidamos da saúde física e mental.”
Sueli também destacou que, juntamente com sua equipe multidisciplinar, realiza palestras para conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, com o intuito de reforçar o combate à violência. Além disso, foram distribuídos materiais gráficos nas palestras para conscientização sobre relacionamentos abusivos.
A secretária relatou que hoje a Secretaria conta com uma sala específica para atender a mulher de forma mais individual, que é a Sala Lilás. Essa sala tem como objetivo oferecer apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência. “Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer o máximo de serviços públicos para essas mulheres e suas famílias”, ressaltou.
Durante o evento, as beneficiárias ainda puderam fazer inscrições de tarifas sociais para aluguel, junto à Agência Goiana de Habitação (Agehab), água, pela Saneago, e energia, pela Equatorial. Também tiveram a opção de inscrições em vários cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria da Retomada, que ainda disponibilizou encaminhamentos para vagas de emprego. A OVG distribuiu kit íntimo para as mulheres.
O Goiás Por Elas foi instituído em março de 2023, visando garantir o amparo social e financeiro às mulheres em situação de violência e em vulnerabilidade social, contribuindo para romper com o ciclo em que se encontram. As beneficiadas estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem medida protetiva de urgência. Além do valor mensal, elas têm prioridade nos demais programas sociais do governo.
Secom