No próximo dia 26 de novembro, acontecerá a segunda semana do Hip Hop e a Consciência Negra em comemoração ao dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, na Pracinha da Cultura, localizada no setor 12, no município de Águas Lindas de Goiás. Promovido pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o evento é totalmente gratuito.
A Secretaria de Cultura realizou uma reunião com os agentes culturais do município para traçar, de forma conjunta, as ações que serão desenvolvidas no evento. Por meio de um edital que encerrou no dia 14 de novembro, DJs, MCs, grafiteiros, trancistas, rimadores e dançarinos de break puderam se inscrever em ampla concorrência para participar das oficinas que serão ministradas nas escolas municipais. Os profissionais receberão um cachê de acordo com a categoria, começando nesta segunda-feira, 20 de novembro, com oficinas nas escolas e encerrando no dia 26 na Pracinha da Cultura.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal dos Vereadores, por meio de uma verba doada pelo vereador André Cavalcante no valor de 100.00 reais.
O secretário de Cultura, Denildson de Oliveira, falou sobre a importância das oficinas para a cidade.
“Essas oficinas fomentam as classes artísticas e a cultura negra também. A Secretaria tem a preocupação de oferecer uma cota para os negros em nossos processos seletivos”, disse.
Ele ainda destacou a importância da população ativa nos eventos e elogiou o público que sempre se faz presente. “É importante essa participação porque fortalece os artistas, o setor cultural e, principalmente, a nossa própria comunidade. Tudo o que estamos promovendo é para a nossa população. Quando fizemos a Festa do Milho, contamos com artistas locais, e como foi um evento que atraiu muitas pessoas, pudemos ver artistas ganhando visibilidade no Instagram, em suas páginas, e crescendo em notoriedade, passando a participar de eventos maiores em Brasília. Temos artistas nossos que já são reconhecidos nacionalmente. Então, faz sentido a comunidade participar das nossas ações”, disse.
Denilson ressaltou que a cultura do município deu um salto desde a gestão do prefeito Lucas Antonietti. “Essas ações que estamos promovendo têm surtido efeito para a população. As pessoas estão comentando: ‘Águas Lindas, agora tem cultura’. Isso porque as pessoas reclamavam que não havia uma festa da cidade. Então, o prefeito, juntamente com a Secretaria de Cultura e outras secretarias, trouxeram a Festa do Milho, o Hip Hop e diversos outros movimentos culturais para a cidade”, disse.
Com uma programação diversificada a expectativa é de que a segunda semana do Hip Hop e a Consciência Negra que já está na sua segunda edição, seja um marco cultural no município.
Secom