A prefeitura municipal de Águas Lindas de Goiás – GO, em colaboração com a Secretaria Municipal de Políticas de Alternativas Penais, o Estado de Goiás (DGAP) e a 1ª Vara Criminal da Comarca local, deu início ao projeto de ressocialização intitulado “Trilhando Um Novo Caminho”.
O projeto tem como objetivo principal a reintegração social e reinserção de indivíduos privados de liberdade, abrangendo os regimes fechado, aberto e semiaberto, por meio do trabalho em espaços públicos do município.
Uma etapa marcante foi a distribuição de uniformes para os detentos do regime fechado, representando um marco para a cidade. A cada três dias de trabalho realizado, um dia de pena será reduzido, incentivando a reeducação e a reabilitação dos participantes.
A Juíza Titular da 1ª Vara Criminal e Execução Penal, Dra. Cláudia, expressou otimismo quanto aos benefícios do projeto tanto para os reeducandos quanto para a população em geral. “Acreditamos que esse projeto trará muitos benefícios, não apenas para os reeducandos, mas também para a própria comunidade, que receberá espaços comunitários revitalizados e prontos para uso”, disse.
Jaime Silva, secretário municipal da Secretaria de Políticas de Alternativas Penais, destacou a importância do projeto como um acréscimo positivo para a cidade. “Esse projeto representa o compromisso do governo “Um Novo Tempo” em realizar ações significativas. É um sonho que se tornou realidade e, graças a Deus, agora está acontecendo em Águas Lindas”, completou.
Já o prefeito Dr. Lucas Antonietti enfatizou que o projeto é uma vitória para todas as partes envolvidas e demonstrou o desejo de replicar esse modelo de recuperação de espaços públicos em diversos locais da cidade.
O projeto disponibiliza 300 vagas para pessoas privadas de liberdade que atuarão na revitalização de praças, quadras, gramados, meios-fios e outros espaços públicos, promovendo a restauração das áreas urbanas e contribuindo para a reinserção positiva dos participantes na sociedade.
Secom/Larissa Nunes