“As pessoas precisam ter dignidade para nascer e para morrer. E, hoje, a inauguração deste IML é mais uma oportunidade que o senhor [governador] está trazendo para a nossa cidade que há mais de 10 anos de Águas Lindas aguardava por este momento”, disse o prefeito, Lucas Antonietti, que também lembrou que, antes, as famílias precisam esperar de 12h a 24 h para reconhecer o corpo de seus familiares.
O IML está localizado no setor 9. Segundo o governo de Goiás, parte responsável pela obra, que foi orçada em mais de R$ 3 milhões, o instituto de Águas Lindas, assim como o de Luziânia, que também foi inaugurado recentemente, terá serviços na área de criminalística, com perícias e cartório; além de ter atribuições ligadas à Medicina Legal, com atuação para necropsias e laudos cadavéricos. Também será possível fazer exames de corpo de delito e serviços de verificação de óbitos.
“É um momento muito importante porque nós sabemos da importância deste IML para a nossa cidade”, conclui o prefeito.
Em sua fala, o governador Ronaldo Caiado ressaltou o fato de que ele e o prefeito de Águas Lindas são médicos e, por isso, foram treinados a valorizar a vida acima de tudo. Segundo o governador, o IML de Águas Lindas não só irá atender a população local, mas também toda região, que antes, era atendida, primeiro, por Formosa, depois, com a recente inauguração, pelo instituto de Luziânia.
“Nós como médicos temos o compromisso, primeiro, com a vida, depois, temos que cuidar de vida, salvar vida, então, o cidadão quando vai a óbito é inaceitável, inadmissível que uma família fique ali 12h ou até um dia aguardando para que seja feito o translado do corpo e também o laudo cadavérico para a perícia cientifica atuar”, diz o governador.
O IML de Águas Lindas irá também atender os municípios de Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto.
Secom