‘Lamento o comportamento de Israel’, diz Lula sobre ataques israelenses no Líbano

Presidente deu a declaração durante viagem ao México para posse da presidente Claudia Sheinbaum e também aproveitou para elogiar a 'qualidade' dela

Foto: Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a condenar nesta terça-feira (1º) as ações israelenses, lideradas pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no Líbano. Há dias, Israel bombardeia cidades no sul libanês. Lula foi questionado sobre as ações do governo para repatriar cidadãos brasileiros que moram no país.

“A repatriação do Líbano é importante, nós vamos fazer isso, mas lamento o comportamento do governo de Israel. É inexplicável que o Conselho de Segurança da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente para conversar, em vez de matar”, declarou o petista, em resposta a jornalistas, no México.

A operação para repatriar os brasileiros no Líbano começa nesta quarta-feira (2), com a saída de um avião do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute, que se encontra aberto. O presidente autorizou a operação de repatriação de brasileiros nessa segunda-feira (30), e a embaixada no país coordena a operação em território libanês

Na segunda-feira, o presidente Lula condenou as ações de Israel na Faixa de Gaza e no Líbano, durante abertura do Fórum Empresarial Brasil-México, na Cidade do México. Em seu discurso, o petista declarou que a “guerra é fracasso da civilização humanitária” e classificou as ofensivas de Israel como “matança desnecessária”.

“A guerra é a prova da incapacidade civilizatória de um cidadão, que acha que ele pode, na explicação de que tem que se vingar de um ataque, fazer matança desnecessária com pessoas que não têm nem como se defender”, criticou.

“Mundo vai se surpreender com a qualidade da presidente do México’
O presidente Lula participou nesta terça-feira (1º) da posse da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e elogiou a “qualidade” dela. Na segunda-feira, o petista teve uma reunião com Sheinbaum.

“Acho que o mundo vai se surpreender com a qualidade da presidente do México. Ela é uma mulher extremamente preparada, do ponto de vista político, é uma mulher extremamente simpática. Ela é uma mulher que vai fazer com que as mulheres sintam orgulho de entrar na política”, disse.

O presidente brasileiro comemorou também o encontro com Andrés Manuel Lopes-Obrador, que deixou a Presidência mexicana nesta terça-feira.

“A reunião com o López Obrador foi muito boa, México começou um processo de abertura com o Brasil muito interessante, nós chegamos ao fundo de US$14 milhões de acordos comerciais, e há possibilidade de muito mais”, afirmou.

O Tempo

Últimas notícias