A prefeitura Municipal de Águas Lindas, esta apoiando a campanha “Todos Unidos pelo Sul”, iniciada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e apoiada pelo estado de Goiás, a população vem demonstrando grande solidariedade aos gaúchos, arrecadando roupas, colchonetes, água potável, alimentos, entre outros itens. O objetivo é auxiliar as vítimas das enchentes que atingem a região Sul do Brasil. Os donativos estão sendo entregues no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Águas Lindas, localizado no setor 2 da cidade. A unidade está funcionando de domingo a domingo, 24 horas por dia.
Macson Sousa Viana, coordenador do SAMU Águas Lindas, relatou que as doações não param de chegar. Com a ajuda da prefeitura municipal e do setor privado, foram disponibilizados 4 caminhões para levar os mantimentos, que já ultrapassam mais de 20 toneladas de alimentos. No momento da reportagem, enquanto nossa equipe estava no local, foi possível ver que as doações chegavam constantemente, carros com caixas cheias descarregavam na unidade. “Nossa unidade é razoavelmente grande, mas está se tornando pequena para o tanto de doações que está chegando. A nossa população abraçou a causa, a gente tá muito grato a todo o momento o pessoal tá perguntando os horários, esse é o momento de nós unirmos e ajudar esse estado que tanto precisa”, relatou o coordenador.
Macson também explicou que a chuva está passando e está chegando a temporada de frio no estado. Dessa forma, ele recomendou que as pessoas doassem colchões, agasalhos, cobertores e todo tipo de item que pudesse auxiliar nesse período. “Nesta segunda-feira, nós iremos sair com 3 caminhões doados pelas iniciativas privadas para levar mais mantimentos até a base aérea”, relatou.
O vice-prefeito Jorge Amaro falou da importância de todos ajudarem nesse momento tão delicado para estado, “Pedimos que quem puder contribuir será de grande ajuda, a prefeitura municipal está à disposição para ajudar no que for preciso”, disse.
Mobilização no estado de Goiás
O governador Ronaldo Caiado destacou que o povo goiano está de “mãos dadas” com o povo gaúcho. Até o momento, as estatísticas de atendimentos realizados pelos bombeiros militares totalizam 33.268 pessoas salvas e 2.091 animais resgatados, sendo que Goiás teve participação direta no salvamento de mais de 150 pessoas e 25 animais.
Um comitê de crise foi montado em Goiás, já que o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBM-GO), Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, é presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, responsável pela coordenação nacional das equipes de salvamento.
O Governo de Goiás também disponibilizou um avião que está levando medicamentos, material de higiene e outros itens até municípios do Rio Grande do Sul. A aeronave já fez três viagens para os municípios gaúchos de Santa Maria e Caxias do Sul.
O governador Ronaldo Caiado anunciou, na última semana, que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) disponibilizou pontos de coleta para arrecadação de doações. A iniciativa é uma ação do Governo de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros e do Goiás Social. As doações podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros no estado.
Catástrofe climática
O Rio Grande do Sul vive a maior catástrofe climática de sua história, com cidades inteiras submersas e milhares de pessoas isoladas. Até o momento, 345 municípios estão afetados pelas enchentes. Mais de 19 mil pessoas se encontram em abrigos, e quase 122 mil estão desalojadas. No total, 850,4 mil cidadãos do estado foram afetados, 276 ficaram feridos e 111 estão desaparecidos.
Entre os materiais necessários para as doações, estão colchões, colchonetes, água potável, agasalhos, alimentos não perecíveis, galochas, cobertores, itens de higiene pessoal e de limpeza, lençóis, toalhas, casacos infantis e fraldas.
Secom