Procura por vacina contra dengue pelo SUS em Goiânia está abaixo do esperado

A baixa aderência pela vacina preocupa as autoridades de saúde da capital, no momento em que o Estado confirma 13 mortes pela doença

Foto: Jucimar de Sousa

Dez dias após o início da campanha de vacinação contra a dengue em Goiânia, a procura pelo imunizante está bem abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a pasta, até o último domingo (25), a capital aplicou 5.148 doses contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos.

Conforme a SMS, desse total, 2.553 doses foram aplicadas em crianças de 10 anos, e 2.510 em crianças de 11 anos. Ao todo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia tem 34.234 crianças nessa faixa etária.

Por outro lado, a baixa aderência pela imunização preocupa as autoridades de saúde da capital, principalmente em um momento em que o Estado confirma 13 mortes pela doença. De acordo com a pasta, o município recebeu a mesmoa quantidade de vacina, ou seja, 34,2 mil doses para a campanha, e mesmo assim a procura segue em ritmo lento.

Na última quarta-feira (21), Goiânia confirmou a primeira morte por dengue, onde a vítima é do sexo feminino, e tinha acima de 60 anos.

Anápolis lidera número de mortes
Em todo território goiano, Anápolis, a 55 km de Goiânia, lidera com o maior número de mortes por dengue. Conforme os últimos dados atualizados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o município já confirmou cinco mortes.

Além de Anápolis, há outras cidades com confirmações de óbitos sendo elas: Uruaçu, com três mortes; Águas Lindas de Goiás, com uma morte; Luziânia, uma morte; Cristalina, uma morte, e Goiânia com uma morte.

Ainda de acordo com a SES, outros 68 óbitos suspeitos estão sendo investigados pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses. Ao todo, 24.612 casos da doença foram confirmados em Goiás, com 60.044 notificações

Mais Goiás

Últimas notícias