Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados nesta terça-feira mostram que cresceu o volume de estudantes brasileiros que não conseguiu atingir o que a OCDE considera um patamar mínimo de aprendizagem em Matemática para a idade. Esse patamar subiu de 60% para 73%, entre 2018 e 2022. A média da OCDE é de apenas 31%.
Já em Leitura e Ciências, o nível de brasileiros que não atingiram o Nível 2 de proficiência se manteve estável, mas ainda muito acima dos jovens do grupo de países desenvolvidos.
No Brasil, em 2022:
-73% não alcançaram o patamar mínimo em Matemática.
– 50% não alcançaram o patamar mínimo em Leitura.
– 55% não alcançaram o patamar mínimo em Ciências.
Já a média da OCDE é de:
– 31% em Matemática.
– 26% em Leitura.
– 24% em Ciências.
Em 2018, no Brasil:
– 68,2% não alcançaram o patamar mínimo em Matemática.
– 50% não alcançaram o patamar mínimo em Leitura.
– 55% não alcançaram o patamar mínimo em Ciências.
Já a média da OCDE era de:
– 24% em Matemática.
– 22,6% em Leitura.
– 21% em Ciências.
De acordo com os relatórios da OCDE, o mínimo que se espera em Matemática de estudantes que participam do teste — todos na faixa de 15 anos — é que consigam interpretar e reconhecer, sem instruções diretas, como uma situação simples pode ser representada matematicamente (por exemplo, comparando a distância total entre duas rotas alternativas ou convertendo preços numa moeda diferente).
“Esse resultado provavelmente representa um grande obstáculo na vida desses jovens, dificultando ou até mesmo impedindo que eles avancem em seus estudos, tenham oportunidades melhores no mercado de trabalho e participem plenamente na sociedade moderna”, afirma um relatório do Pisa divulgado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelas estatísticas educacionais do Brasil.
Na outra ponta de desempenho, cerca de 1% dos estudantes no Brasil atingiram os maiores patamares — os níveis 5 e 6 — em Matemática. A média da OCDE é de 9% e só 16 dos 81 países e economias participantes do Pisa 2022 conseguiram mais de 10% dos alunos nesses níveis de proeficiência. Neles, os alunos podem modelar matematicamente situações complexas e podem selecionar, comparar e avaliar estratégias apropriadas de resolução de problemas para lidar com elas.
Países com mais jovens que não aprenderam o mínimo
– República Dominicana – 92% não atingiram esse patamar
– Camboja- 88%
– Guatemala – 87%
– Kosovo – 85%
– Paraguai – 85%
– Panama – 84%
– Filipinas – 84%
– Jordânia – 83%
– Indonésia – 82%
– Marrocos – 82%
– Uzbequistão – 81%
– Palestina- 80%
– Jamaica – 74%
– Argentina – 73%
– Brasil – 73%
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