Lula diz que meta fiscal ‘dificilmente’ chegará a zero em 2024

O presidente disse a jornalistas que não deseja abrir mão de investimentos de infraestrutura para o país

Foto: Rafa Neddermeyer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (27/10) que o Brasil dificilmente vai cumprir a meta de déficit zero em 2024. A declaração, que vai à contramão dos esforços do ministro da Fazenda Fernando Haddad, foi dada durante um café da manhã com jornalistas, entre eles Bárbara Baião, analista de política do JOTA.

“Eu sei, conversando com o Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição e quero dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque eu não quero fazer cortes em investimentos de obras”, disse o presidente.

Lula disse que o mercado sabe que a meta fiscal é muito ambiciosa e que dificilmente será atingida, mas que continua cobrando por ser “ganancioso demais”.

Segundo o presidente, não há necessidade de a meta ser zero. “Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o quê que é? De 0,25%, o que é? Nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil”, afirmou Lula.

O governo enviou ao Congresso Nacional uma proposta de orçamento para 2024 com uma meta central de déficit zero. Para sustentar isso, a Fazenda trabalha em um conjunto de medidas para elevar a arrecadação federal em cerca de R$ 168 bilhões.

Jota Info

Últimas notícias