O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarcou em Brasília por volta das 8h desta segunda-feira (17/4) para uma visita de trabalho ao Brasil. O chanceler russo será recebido às 10h30 no Palácio do Itamaraty, pelo ministro Mauro Vieira. Durante a tarde, participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Após o encontro bilateral na sede do Ministério das Relações Exteriores, às 10h30, Lavrov e Vieira participarão de uma reunião ampliada com outros membros do governo e chancelaria brasileira.
Antes do almoço, o representante russo fará uma declaração à imprensa e, às 15h, deve se reunir com o mandatário brasileiro. O encontro com Lula consta na agenda do ministro Mauro Vieira.
Esta é a primeira vez que um representante do primeiro escalão do governo de Vladmir Putin vem ao Brasil, após o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. A posição brasileira de neutralidade se mostrou dúbia em diversos momentos do conflito.
Segundo o Itamaraty, a pauta do encontro bilateral inclui as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação, bem como o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais.
“A visita também será ocasião para tratar do conflito na Ucrânia. O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada”, informa o MRE.
Além dos laços históricos de amizade e cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.
Metrópoles