Em reunião dos 100 dias, Lula volta a criticar taxa de juros: “Estão brincando com o país”

Primeira pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que, pouco antes dos 100 dias de governo, Lula era aprovado por 38% dos brasileiros

Foto: Vinícius Schimdt

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz, na manhã desta segunda-feira (10/4), reunião ministerial para um balanço sobre os 100 dias do governo. O encontro ocorre no Palácio do Planalto e deve durar até o início da tarde.

Antes da reunião em si, Lula fez um resumo sobre esse período de governo. Afirmou que vê com “otimismo” a recuperação da economia do país. E voltou a criticar o Banco Central pela taxa de juros. “Estão brincando com o país, com o povo pobre e com os empresários”, disse. E declarou que “continua achando que 13,75% [de juros] é muito alto. Só não vê quem não quer”.

Alfinetada em Bolsonaro
O petista alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele disse não lembrar de ter falado sobre os 100 primeiros dias de seus governos anteriores.

“Mas acho que é importante lembrar que da outra vez eu recebi o governo de um presidente democrata, um companheiro que tinha uma história de luta nesse país, pela democracia, pelos direitos humanos. Uma marca de civilidade”, discursou. “Nós sabemos o que o país passou de 2018 a 2022. As ofensas que o país passou. Que as mulheres sofreram, os negros e negras, os democratas, a Suprema Corte, governadores. Nunca antes um presidente os tratou com tanto desrespeito. Mas a democracia voltou”, continuou.

Antes de Lula falar, o vice Geraldo Alckmin discursou e disse que o atual governo “ouve mais e erra menos”. Depois, pontuou as realizações da atual gestão. “Foram mil dias em 100”, apontou.

Redes sociais
Mais cedo, em uma rede social, o petista iniciou a segunda-feira questionando aos seguidores nas redes sociais a opinião deles sobre a atual gestão. Em uma publicação no Twitter, Lula perguntou: “O que estão achando até aqui?”. E continuou em outro post: “100 dias de União e Reconstrução. E ainda temos muito trabalho pela frente”.

Alguns ministros também se manifestaram sobre a data que marca o terceiro mandato de Lula. Veja as manifestações:

Aprovação do governo
Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no sábado (1º/4), mostrou que, pouco antes dos 100 dias, Lula era aprovado por 38% dos brasileiros. De acordo com o levantamento, a reprovação do petista é de 29%, marca semelhante a de Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período analisado. O instituto ouviu 2.028 pessoas entre os dias 29 e 30 de março.

Segundo o instituto, 30% consideram a gestão de Lula como regular. O levantamento foi o primeiro feito no terceiro mandato do petista e avalia os três primeiros meses de governo. No comparativo com os outros dois mandatos, o petista teve a maior rejeição neste ano.

Em comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula está tecnicamente empatado. Em 90 dias, Bolsonaro marcou 30% de avaliação ruim ou péssima e tinha aprovação de 32% dos brasileiros.

Metrópoles

Últimas notícias