Equipe goiana vence torneio nacional de robótica e vai disputar mundial em Dubai

Cinco estudantes goianos competiram com 27 equipes estaduais. Eles conseguiram programar um robô para realizar comandos de forma autônoma.

Foto: O Popular

Um grupo de cinco estudantes de uma escola de Goiânia venceu o Torneio Nacional de Robótica – FIRA Brasil e se classificou para a etapa internacional. Eles vão disputar o título de campeão mundial com equipes de diversos países na FIRA RoboWorld Cup, conhecida como “Copa do Mundo da Robótica”, que será disputada em Dubai, em 2022.

Julia Luz Vilefort, Marcelino Pedroso, Mateus Nery, Renzo Cabral e Arthur Guissoni, da escola Maple Bear têm entre 13 e 14 anos e são da equipe ‘Start’. Eles venceram a etapa nacional na categoria ‘Missão Impossível’ após programaram um robô para um desafio secreto que foi revelado com menos de 24 horas antes da prova.

Os professores Gustavo Thomas e Flamarion Gonçalves Moreira são técnicos do time dos alunos que são do 7° e 8° ano do ensino fundamental. Eles foram classificados na categoria de 9 e 14 anos.

Segundo Flamarion, o robô foi programado para executar alguns comandos, como caminhar por linhas definidas e realizar movimentos específicos de forma autônoma.

“O robô precisa levar, por exemplo, um cubo no retângulo amarelo, em seguida, levar o mesmo cubo em outros retângulos de cores diferentes. O objetivo é ele fazer o percurso no menor tempo e com o maior acerto possível”, conta o professor.

A competição nacional aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro na cidade de São Luís, no Maranhão. Eles desembarcaram em Goiânia na última quarta-feira (8). Além dos goianos, somente mais dois grupos de São Paulo e Maranhão estão entre os brasileiros classificados na etapa internacional.

Uma das diretoras da escola, Sabrina Oliveira, disse que a etapa nacional foi uma prova decisiva , pois os professores não participam da execução no momento, ou seja, os alunos executam o desafio sozinhos.

“Estão muito felizes e orgulhosos dos alunos terem vivido tudo isso pela primeira vez. A escola toda está vivenciando essas emoções com eles, por onde andam recebem palmas, elogios e o sorriso dos colegas”, conta a diretora.

Portal Catalão

Últimas notícias