Representantes dos povos indígenas marcham em Brasília contra avanço do garimpo na reserva yanomami

Ato ocorre na Esplanada dos Ministérios, que foi bloqueada nesta quarta-feira (8); Polícia Militar do DF monitora movimentação

Foto Reprodução

Representantes dos povos indígenas marcham na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (8). Eles protestam contra o avanço do garimpo ilegal na reserva yanomami, na Amazônia, além de outras questões relacionadas ao saneamento básico e saúde.

Parte da via foi bloqueada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para a manifestação. O acesso de veículos à praça dos Três Poderes e ao Congresso Nacional foi fechado nas vias S1 e N1, até o acesso pela via L4. A liberação para acesso à Esplanada dos Ministérios só ocorrerá após avaliação técnica.

A Secretaria de Segurança Pública também acompanha o protesto. Segundo a pasta, as forças de segurança do DF estão atuando de forma integrada, após planejamento prévio da movimentação dos manifestantes. No entanto, a secretaria não tem a estimativa do número de manifestantes que devem comparecer até o fim do dia.

A marcha ocorre após o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado em 7 de fevereiro. A data foi criada em 2008 em prol de questões ligadas aos povos originários do Brasil. Duas delegações participam da manifestação.

O protesto dos indígenas acontece um mês após os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro, na praça dos Três Poderes, em Brasília. Naquele dia, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados por vândalos. O episódio deixou um prejuízo de ao menos R$ 21 milhões ao poder público e ocorreu por falha na operação das forças de segurança pública do Distrito Federal.

R7

Últimas notícias