Não é novidade para os brasilienses que os meses de agosto e setembro são marcados por dias de intenso calor e baixa umidade. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para este período. Durante toda a semana, o índice de umidade da capital federal estará entre 20% e 30%.
Segundo a médica otorrinolaringologista da OtorrinoDF, Manuela Dowsley, é muito comum o surgimento de quadros alérgicos como rinite e gripe nessa época do ano. “As vias aéreas como nariz, laringe e pulmões ficam mais suscetíveis às alterações climáticas. A falta de umidade deixa nosso organismo mais propício ao desenvolvimento de infecções virais e bacterianas”, ressaltou a médica.
Beber água é a ação mais lógica para evitar a desidratação nesse período. Mas existem diversos alimentos que também ajudam o nosso organismo a se hidratar, como informa a nutricionista Carolina Rosa de Siqueira. “Alimentos como a melancia, o melão, pepino e tomate são ricos em água e podem ser uma ótima opção para o cardápio nessa época do ano”, revelou.
Além disso, a nutricionista também lembrou da importância de manter a pele hidratada: “certos alimentos contém vitaminas que ajudam muito a nossa pele, principalmente nessa época do ano, melhorando a questão da elasticidade e da firmeza, como acontece, por exemplo, com as oleaginosas, que são ricas em vitamina E e selênio, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.”
Ambas as profissionais da saúde falaram sobre os cuidados quanto à prática de atividades físicas nesse perído, exaltando a importância de evitar exercícios nos horários mais quentes do dia. Carolina ressaltou que a falta de umidade pode causar indisposição, cansaço, fadiga e dores de cabeça.
Previsão do tempo
Para os próximos dias, poucas mudanças poderão ser percebidas em Brasília. O clima seguirá quente e seco, como acontece em agosto. Nessa semana, a temperatura média mínima será de 15ºC, enquanto a máxima será de 30ºC.
Na próxima semana, o frio pela manhã volta a aparecer, com mínimas de 12ºC, enquanto a máxima ficará, em média, a 25ºC. Não há previsão de chuva para os próximos dias.
J.Br