Foi realizada, na noite deste sábado (9/7), a missa de 7º dia de Ronaldo Ramos Caiado Filho, de 40 anos. A solenidade foi na Catedral Metropolitana da capital goiana, no centro da cidade. Filho do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ele foi encontrado morto em uma propriedade rural da família no norte do estado no último domingo (3/7). As causas da morte não foram reveladas.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, e contou com a presença do governador, da família, auxiliares do governo do estado e autoridades. Foi a primeira vez, desde a cerimônia de cremação na semana passada, que Caiado apareceu em público. Ele chegou à missa acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado e as filhas, Maria, Marcela e Anna Vitória, além de outros familiares.
“Só foi possível chegar aqui graças ao apoio que temos recebido de milhares e milhares de pessoas, compartilhando este momento conosco por meio de uma oração, uma mensagem para nos fortalecer, consolar nossos corações para continuarmos vivendo diante de um fato que, pra nós, é algo difícil de ser compreendido: a inversão da ordem cronológica da vida”, disse o governador.
Para homenagear seu único filho homem, Caiado leu o texto “A morte não é nada”, de Santo Agostinho, e finalizou afirmando que dará continuidade ao seu trabalho para orgulhar o filho. “Com certeza absoluta eu o terei todos os dias na minha memória. E procurarei ser aquilo que ele sempre foi: extremamente humilde, desprovido de qualquer vaidade e de um amor enorme e uma solidariedade ímpar a todos”, completou.
Cremado
A cremação do corpo de Caiado Filho ocorreu no Cemitério Vale do Cerrado, na capital goiana, na manhã da última segunda-feira (4/7).
A cerimônia de despedida foi realizada ainda na noite de domingo, reservada à família e a pessoas mais próximas. Muito emocionado, o governador foi ao local acompanhado da atual esposa, a primeira-dama Gracinha Caiado, e das filhas Anna Vitória (do primeiro casamento), Marcela e Maria (do segundo casamento).
A mãe de Caiado Filho e de Anna Vitória, a pedagoga Thelma Gomes, que é militante de esquerda histórica e filiada ao PT, chegou ao local da despedida momentos antes de Ronaldo Caiado.
Ao contrário da irmã mais velha, Anna Vitória, Caiado Filho se mantinha mais afastado da convivência política, apesar do pai sempre dedicar boa parte do tempo até hoje à vida pública. Pessoas próximas o descrevem como amoroso, discreto, atencioso, calmo e dedicado.
Ele também é descrito como apaixonado pela vida rural e pelas raízes goianas, assim como o pai.
Metrópoles