Emoção marca primeira etapa do circuito de quadrilhas juninas do DF e entorno

Mais de 10 mil pessoas estiveram no arraial do Paranoá para prestigiar as apresentações dos 16 grupos. O Correio estava lá e realizou cobertura nas redes sociais

Foto: Samuel Calado

Com as arquibancadas lotadas, as quadrilhas do Grupo Especial do Distrito Federal e entorno deram início ao tradicional circuito de competições no último final de semana. A primeira etapa aconteceu no estacionamento da Administração Regional do Paranoá no sábado (4/6) e domingo (6/6), e contou com 14 grupos. Espetáculos com temáticas sobre colheita, romances, literatura, fé, contos e até assombrações emocionaram os espectadores que estavam há dois anos sem pisar nos arraiais. Durante as apresentações, os jurados avaliaram coreografia, marcação, figurino, animação, casal de noivos e repertório musical. A próxima etapa será realizada nos dias 18 e 19 de junho, na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional da Ceilândia.

A quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba” largou melhor na primeira etapa rumo ao tricampeonato consecutivo no Distrito Federal. O grupo, da Samambaia Sul, que venceu as duas últimas edições com os espetáculos “A botija” (2018) e “O fardo” (2019), apresentou o conto “Retalhos: contos, histórias e memórias de São João”. A obra foi inspirada nos sentimentos humanos, contradições do dia a dia e a beleza presente nas ações de quem vive, levanta, cai, vence, é derrotado, se fortalece e recomeça. “A sensação é de que fizemos o nosso trabalho, suamos e deu certo. Não tem resultado que pague isso aqui. O nosso tema veio falando sobre esperançar. Momento para se reconectar novamente nesses dois anos parados. Queremos trazer justamente esse sentimento”, disse Lethicia Martins, noiva da Pimba.

O segundo lugar ficou com a “Formiga da Roça”, de São Sebastião. Em “A promessa”, a quadrilha fez o grande público viajar até o sertão pernambucano para conhecer a história do fazendeiro “Chico Moqueca”, personagem interpretado pelo marcador Daniel Brito. O homem faz uma promessa a São José na esperança de uma boa colheita: se o santo trouxer água para a plantação, ele casará a filha Rosinha com o primeiro rapaz que aparecer no caminho. O pedido é atendido e ao invés de um rapaz em carne e osso, quem aparece no caminho é uma assombração, um fantasma chamado “Gusmão”. Os dois se casam e a festa é permeada por mistérios e imaginários populares. A enfermeira Eduarda Lemos, noiva da Formiga na Roça, não conseguiu conter as lágrimas após sair da apresentação do grupo no domingo (5/6). “É um prazer enorme estar aqui. Foi dois anos sem dançar, dois anos sem pisar neste arraial. Viver isso que nós acabamos de viver aqui foi surreal. É amor! Quando você entra no movimento, você se apaixona”, relatou.

“O sentimento é de dever cumprido. Em tão pouco tempo, conseguimos fazer algo grandioso. Algo que impactou o público e com a união que eu nunca vivi em outro grupo. É um privilégio estar compartilhando o pódio com grupos grandiosos como a Formiga e a Pimba. Isso mostra que estamos seguindo pelo caminho certo com muito trabalho, dedicação e esforço”, disse o vendedor Dário Rodrigues, quadrilheiro da “Paixão Cangaço”, que se consagrou em terceiro lugar na primeira etapa. O grupo de Águas Lindas de Goiás envolveu a arquibancada no sábado (5/6), com o espetáculo “Peça, que vos será dado”. Em cena, os brincantes levaram um andor de Santo Antônio e evidenciaram a fé do povo sertanejo nordestino, que mesmo diante das adversidades, não desistem de lutar e rezam por tempos melhores. Quando a chuva chega, a esperança por uma boa colheita se renova.

Confira a classificação geral da primeira etapa

1. Se Bobiá a Gente Pimba (Samambaia Sul)
2. Formiga da Roça (São Sebastião)
3. Paixão Cangaço (Águas de Goiás)
4. Arroxa o Nó (Paranoá)
5. Ribuliço (Ceilândia)
6. Sabugo de Milho (Taguatinga)
7. Rasga o Fole (Valparaíso de Goiás)
8. Arraiá dos Matutos (Planaltina de Goiás)
9. Xique-Xique (Planaltina de Goiás)
10. Xém Nhem Nhém (Santa Maria)
11. Sanfona Lascada (Ceilândia)
12. Amor Junino (Águas Lindas de Goiás)
13. Pula Fogueira (Itapoã)
14. Xamegar (Paranoá)

Outras categorias importantes foram divulgadas na noite do último domingo. Os noivos das juninas “Si Bobiá a Gente Pimba” e “Formiga da Roça” conquistaram a categoria de “Melhor casal de noivos”. Já o título de “melhor marcador” foi para os brincantes Claudeci Martins (Si bobiá a Gente Pimba) e Netinho Souza (Paixão Cangaço).

Mas nada está definido ainda e muitas águas vão rolar até a quarta etapa dessa disputa que além da “Si Bobiá a Gente Pimba”, “Formiga da Roça” e “Paixão Cangaço”, conta também com “Amor Junino”, “Arraiá dos Matutos”, “Arrocha o Nó”, “Pula Fogueira”, “Rasga o Fole”, “Ribuliço”, “Sabugo de Milho”, “Sanfona Lascada”, “Xamegar”, “Xem Nhen Nhen” e “Xique-Xique”. A competição continua de forma itinerante pelas cidades do Distrito Federal e conta com transmissão ao vivo no canal da TV Formiga e da Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CB

Últimas notícias